Louvor 1761/2002. - A licenciada Maria Leonor Morais Figo Potes faz parte da Reitoria da Universidade de Évora, reinstaurada, desde o início.
As suas notáveis qualidades pessoais e profissionais, a sua inteligência e o seu empenho institucional, a sua delicadeza natural aliada a um fino trato diplomático, constituíram na sua unidade um factor positivo importante no complexo e difícil processo de arranque e consolidação do Instituto Universitário de Évora, pouco depois erigido na Universidade de Évora, organizando e dignificando o Secretariado da Reitoria e promovendo com grande eficácia uma imagem de dignidade e credibilidade institucional e social da instituição, o que se revelou decisivo para a sua implantação e afirmação.
No momento em que, por força da lei, ao ter atingido no passado dia 12 de Julho o limite de idade para o exercício de funções públicas, cessa o desempenho na Universidade, apraz-me conceder público louvor à licenciada Maria Leonor Morais Figo Potes pela elevada qualidade e proficiência de que se revestiu a actividade que desenvolveu nesta instituição ao longo de quase três décadas de serviço.
8 de Agosto de 2002. - O Reitor, Manuel Ferreira Patrício.