Louvor 1748/2002. - Avoco, nos termos do disposto no n.º 2 do artigo 8.º do RDM, o louvor concedido ao sargento-chefe MELECT Manuel Gaspar Machuqueiro pelo representante militar de Portugal junto dos comités militares da NATO e EU e que seguidamente se transcreve:
"Louvo o sargento-chefe NIP 016691-L, Manuel Gaspar Machuqueiro, pela forma exemplar, dedicada e altamente competente como desempenhou durante três anos as funções de encarregado da Secretaria do Sub-Registo NATO na missão militar portuguesa na NATO.
Ao longo deste período evidenciou uma permanente disponibilidade e constante dedicação para ultrapassar as dificuldades surgidas pela exigência de um serviço de grande responsabilidade, que em muito contribuíram para manter a qualidade de prestação daquela área que apoia decisivamente o MILREP.
Confrontado com desafios novos, tais como as recentes inovações na transmissão de documentos electronicamente, revelou uma boa capacidade de adaptação, tendo sempre assegurado o funcionamento do seu serviço inserindo as inovações tecnológicas com competência e tomando iniciativas que melhorassem o funcionamento do Sub-Registo face aos novos desafios, designadamente na rentabilização dos meios informáticos à sua disposição.
Possuidor de uma boa formação moral e militar, tem um elevado sentido do dever e da disciplina, aliado às suas qualidades pessoais, que granjearam o apreço de todos os que com ele trabalharam nesta missão.
Assim, louvo o sargento-chefe Gaspar Machuqueiro pelas qualidades demonstradas e pela forma leal e extraordinariamente competente como desempenhou as suas funções.
10 de Junho de 2002. - O Representante Militar de Portugal junto dos Comités Militares da NATO e EU, António Luciando Fontes Ramos, tenente-general."
23 de Julho de 2002. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Manuel José Alvarenga de Sousa Santos, general.