Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 15716/2002, de 10 de Julho

Partilhar:

Texto do documento

Despacho 15 716/2002 (2.ª série). - Por despachos de 3 de Junho de 2002 do vice-reitor da Universidade de Coimbra, proferidos por delegação de competências (Diário da República, 2.ª série, n.º 254, de 2 de Novembro de 2001):

Doutor João Manuel Filipe de Gouveia Monteiro, professor auxiliar de nomeação provisória da Faculdade de Letras desta Universidade - nomeado definitivamente na mesma categoria com efeitos a 2 de Julho de 2002.

Relatório do conselho científico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra sobre a nomeação definitiva do Doutor João Manuel Filipe de Gouveia Monteiro para professor auxiliar do 5.º grupo (História) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

O Doutor João Manuel Filipe de Gouveia Monteiro apresentou um relatório referente à sua actividade como professor auxiliar no período de 1997-2002. O relatório evidencia a grande qualidade do desempenho deste docente nas diferentes áreas associadas ao trabalho universitário.

Quanto à actividade docente, o Doutor João Manuel Filipe de Gouveia Monteiro assegurou as disciplinas de História da Idade Média (entre 1997 e 2001), Introdução às Ciências da Educação (entre 1997 e 2000), História Militar de Portugal (entre 1999 e 2001) e, em 2001 e 2002, como professor visitante na Universidade Paul Valéry (Montpellier III, França), onde ainda se encontra, leccionou Sources et Méthodes de l'Histoire Militaire (anual), La Vie Intellectuelle en Europe Méridionale, XIe-XVe siècle (semestral), La France, l'Europe Méridionale et le monde muçulman, XIe-XVe siècle (semestral). Para além da participação, nesta última universidade, noutras actividades lectivas, colaborou ainda, em 1999-2000, no curso de pós-graduação em História Militar, organizado pela Universidade Lusíada, onde assegurou a leccionação do seminário obrigatório "A Guerra na Idade Média (em Portugal)".

A sua produção científica estende-se, entre livros, artigos e colaborações diversas, por 25 títulos, onde sobressai a investigação no campo da história militar do Portugal de quatrocentos. Devem salientar-se os três livros que publicou, dois dos quais, A Guerra em Portugal nos Finais da Idade Média (1998) e Os Castelos Portugueses dos Finais da Idade Média (1999), foram distinguidos com o prémio Defesa Nacional, bem como a coordenação das obras Pera Guerrejar. Armamento Medieval no Espaço Português (com Mário Jorge Barroca, 2000), e Aljubarrota Revisitada (2001). Parte desta produção foi o resultado da sua participação em congressos e colóquios nacionais e estrangeiros (7), na quase totalidade dos quais apresentou comunicações, tendo ainda proferido 15 palestras em diferentes instituições portuguesas sobre temas relacionados com a história cultural e a história militar portuguesas dos séculos XIV e XV. Desenvolveu ainda, em colaboração com o Ministério da Defesa Nacional e como coordenador científico, um projecto de investigação interdisciplinar tendo em vista um melhor conhecimento do Campo Militar de São Jorge-Aljubarrota, bem como a renovação do Museu Militar aí implantado, tendo igualmente participado, como comissário científico (juntamente com Mário Jorge Barroca), na preparação da exposição "Pera Guerrejar. Armamento Medieval no Espaço Português (séculos IX-XV)", organizada pela Câmara Municipal de Palmela e pelo Museu Nacional de Arqueologia, e que decorreu entre Abril e Dezembro de 2000. A sua actividade científica alargou-se, ainda, à orientação ou co-orientação de dissertação (2) e à participação em júris de provas académicas (1).

Ao longo do período em apreço desempenhou outras funções, quer no âmbito das actividades da sua Faculdade quer em ligação com outras instituições. Quanto às primeiras, para além da colaboração nas actividades do Centro de História da Sociedade e da Cultura e da Revista de História das Ideias, integrou, em 2000-2001, o conselho pedagógico como representante dos doutores do grupo de História e exerceu os cargos de vice-presidente do conselho científico e de presidente da comissão científica do grupo de História, tendo coordenado, em 1998-1999, os trabalhos da Comissão ad-hoc para a Reestruturação do Curso de História e Variantes, e representado o grupo de que faz parte na Comissão para a Elaboração do Plano Estratégico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e na comissão encarregada da revisão do regulamento interno do conselho científico. Ajudou a fundar, em 1997-1998, o conselho científico da Comissão Portuguesa de História Militar, de cujo plenário faz parte em representação do Ministério da Ciência e da Tecnologia.

Um olhar abrangente sobre o relatório apresentado não poderá deixar de salientar o prestígio, para a Universidade de Coimbra, da presença do Prof. Doutor João Manuel Filipe de Gouveia Monteiro como professor visitante na Universidade francesa de Paul Valéry, a importante actividade científica por ele desenvolvida no período em análise, bem como a sua disponibilidade para o desempenho de cargos e funções de grande significado na vida da Faculdade ou que a projectam, de diferentes modos, no exterior.

Por todas estas razões, em face do relatório apresentado e com base no parecer formulado pelos dois professores para o efeito nomeados, nos termos do Estatuto da Carreira Docente Universitária, o conselho científico, em reunião de 2 de Maio de 2002, foi de parecer favorável a que o Doutor João Manuel Filipe de Gouveia Monteiro deva ser nomeado, a título definitivo, como professor auxiliar do 5.º grupo (História) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

13 de Maio de 2002. - O Presidente do Conselho Científico, António de Sousa Ribeiro.

(Não carece de verificação prévia do Tribunal de Contas.)

24 de Junho de 2002. - A Administradora, Margarida Isabel Mano Tavares Simões Lopes Marques de Almeida.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2032862.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda