A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 54/81, de 5 de Junho

Partilhar:

Sumário

Uniformiza a carreira de archeiro da Universidade de Coimbra, de acordo com os termos fixados no Decreto-Lei n.º 191-C/79, de 25 de Junho.

Texto do documento

Decreto 54/81

de 5 de Junho

A Universidade de Coimbra mantém ainda hoje nos seus quadros funcionários que, com a designação de archeiros, desempenham funções muito semelhantes às de guarda, ainda que, por força de uma velha tradição, tais funções compreendam o policiamento disciplinar da Universidade, de acordo com orientações emanadas da Reitoria, e a participação em determinadas cerimónias académicas.

A tradição referida, que remonta a tempos anteriores aos dos Estatutos da Universidade de 1591, deve continuar a ser respeitada, na medida em que constitui um elemento característico da Universidade de Coimbra, parte integrante do património e da identidade da instituição, pelo que se impõe a uniformização da carreira de archeiro, de acordo com os termos fixados no Decreto-Lei 191-C/79, de 25 de Junho.

Assim, ao abrigo do disposto no artigo 23.º do Decreto-Lei 191-C/79, de 25 de Junho:

O Governo decreta, nos termos da alínea g) do artigo 202.º da Constituição, o seguinte:

Artigo único - 1 - A carreira de archeiro regular-se-á pelas disposições constantes do Decreto-Lei 191-C/79, de 25 de Junho, aplicáveis à carreira de guarda.

2 - A categoria a que correspondem as funções de chefia do pessoal auxiliar compreendido na carreira de archeiro terá a designação de archeiro-mor.

3 - Para efeitos de aplicação da norma constante do Decreto-Lei 191-C/79 e relativa à mudança de classe na carreira de archeiro, contar-se-á todo o tempo de serviço prestado anteriormente à entrada em vigor do presente diploma com a categoria de archeiro.

Francisco José Pereira Pinto Balsemão - João António de Morais Leitão - Vítor Pereira Crespo - Eusébio Marques de Carvalho.

Promulgado em 25 de Maio de 1981.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1981/06/05/plain-203211.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/203211.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1979-06-25 - Decreto-Lei 191-C/79 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios das Finanças e do Plano e da Administração Interna

    Procede à reestruturação de carreiras e a correcção de anomalias na administração pública.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda