Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 960/2002, de 26 de Junho

Partilhar:

Texto do documento

Portaria 960/2002 (2.ª série). - Louvo o coronel de cavalaria NIM 08528664, António Marques Simões Pinto, pela forma meritória e competente como exerceu funções, durante cerca de oito anos, na Direcção-Geral de Política de Defesa Nacional.

Ao longo deste período, o coronel Marques Pinto envolveu-se em diferentes áreas de trabalho, o que lhe permitiu adquirir perspectivas e experiências sólidas sobre a generalidade dos domínios da política de defesa a cargo da DGPDN.

A sua acção interessada e diligente fez-se particularmente sentir nas tarefas que desempenhou na área do planeamento estratégico de defesa, colaborando na concepção e implementação de novos procedimentos no quadro do Ciclo Bienal de Planeamento de Forças, bem como no âmbito do Processo de Planeamento de Forças NATO.

Na área das EUROFORÇAS, que acompanhou praticamente desde a sua génese, integrou regularmente as delegações portuguesas presentes nas reuniões internacionais do Grupo Interministerial de Alto Nível (CIMIN) e do subgrupo EUROFOR, participando activamente na preparação das mesmas, contribuindo ao mesmo tempo com o seu trabalho empenhado e metódico para a sustentação das posições nacionais.

Também em matéria de gestão de crises, teve o coronel Marques Pinto papel de relevo, quer ao nível do estatuto e da preparação do sistema precaucionário nacional quer ao nível da coordenação do envolvimento da DGPDN em vários exercícios nacionais e internacionais realizados neste domínio, situações em que sempre demonstrou possuir assinaláveis capacidades de organização e liderança.

Pessoa de índole franca e generosa, exemplo de camaradagem leal e desinteressada, o coronel Marques Pinto logrou, através da afabilidade e da correcção das suas atitudes, o respeito e a consideração daqueles que com ele privaram durante a sua colocação na DGPDN.

Ao cessar a sua colaboração na DGPDN, que coincide, aliás, com o termo da sua carreira militar, é-lhe devido o público reconhecimento dos serviços aqui prestados que qualifico de extraordinários, relevantes e distintos.

Assim, manda o Ministro de Estado e da Defesa Nacional, nos termos da alínea a) do artigo 25.º, do n.º 1 do artigo 62.º e do n.º 3 do artigo 67.º do Regulamento da Medalha Militar, aprovado pelo Decreto-Lei 566/71, de 20 de Dezembro, condecorar com a medalha de prata de serviços distintos o coronel de cavalaria NIM 08528664, na situação de reforma, António Marques Simões Pinto.

17 de Maio de 2002. - O Ministro de Estado e da Defesa Nacional, Paulo Sacadura Cabral Portas.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2028834.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda