Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução 85/81, de 4 de Maio

Partilhar:

Sumário

Constitui uma comissão para inventariar as instalações dos serviços públicos na área de Lisboa.

Texto do documento

Resolução 85/81

O problema da insuficiência de instalações dos serviços públicos tem vindo a ser resolvido através da progressiva aquisição ou arrendamento de novos edifícios, sem que, contudo, se tenha adoptado uma programação global convenientemente adaptada às necessidades. Acontece mesmo que muitos imóveis adquiridos haviam sido inicialmente destinados a outros fins e, por tal motivo, têm de ser, posteriormente à sua aquisição, sujeitos às possíveis obras de remodelação, na generalidade bastante dispendiosas.

A falta da referida programação traduz-se, actualmente, na existência de um enorme parque de instalações, que não só se acha mal aproveitado, como ainda é origem de despesas de adaptação e funcionamento incompatíveis com a optimização dos recursos globais da economia, e em particular os da Administração.

A este propósito convirá salientar que entre 1976 e 1979 foram investidos cerca de 3,5 milhões de contos na compra de imóveis para os serviços públicos.

Torna-se, portanto, necessário executar uma política global neste domínio, que, partindo da avaliação das necessidades existentes e das capacidades disponíveis, permita não só limitar o nível das despesas correlacionadas com as instalações do sector público, mas também racionalizar a utilização dos espaços.

No entanto, embora se considere que de uma eficaz gestão dos espaços disponíveis resultarão melhorias no actual contexto, não se pode deixar de ter presente que só na construção de novos edifícios se encontrará muitas vezes a solução desejável e nalguns casos específicos a única possível.

Assim, tendo em conta a necessidade de ultrapassar a situação existente, o Conselho de Ministros, reunido em 14 de Abril de 1981, resolveu:

1 - Constituir uma comissão para inventariar as instalações dos serviços públicos na área de Lisboa, assinalando as suas carências e as suas potencialidades não aproveitadas, da qual farão parte dois membros a nomear pelo Ministro da Habitação e Obras Públicas, um membro a nomear pelo Ministro das Finanças e do Plano e um membro a nomear pelo Ministro da Reforma Administrativa.

2 - Dar prioridade, entre as várias solicitações existentes, à construção das novas instalações para o Arquivo Nacional da Torre do Tombo e às instalações complementares para a Assembleia da República.

Presidência do Conselho de Ministros, 14 de Abril de 1981. - O Ministro de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, Basílio Adolfo Mendonça Horta da Franca.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1981/05/04/plain-202531.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/202531.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda