Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 10307/2002, de 15 de Maio

Partilhar:

Texto do documento

Despacho 10 307/2002 (2.ª série). - Por despacho de 16 de Abril de 2002 do vice-reitor da Universidade de Coimbra, proferido por delegação de competências (Diário da República, 2.ª série, n.º 254, de 2 de Novembro de 2001):

Doutora Maria António Henriques Jorge Ferreira Hörster, professora associada da 1.ª Secção Línguas e Literaturas do 4.º grupo (Estudos Germanísticos) de nomeação provisória da Faculdade de Letras desta Universidade - nomeada definitivamente na mesma categoria com efeitos a 28 de Abril de 2002. (Não carece de verificação prévia do Tribunal de Contas.)

Relatório do conselho científico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra sobre a nomeação definitiva da Doutora Maria António Henriques Jorge Ferreira Hörster para professora associada do 4.º grupo (Estudos Germanísticos) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

A Doutora Maria António Henriques Jorge Ferreira Hörster apresentou um relatório referente à sua actividade como professora associada desde 1996 que é bem revelador do grande empenhamento e eficiência revelados por esta docente, durante o quinquénio em apreço, quer no plano da actividade pedagógica, quer no da actividade científica.

1 - O relatório apresentado revela que a Doutora Maria António Henriques Jorge Ferreira Hörster cumpriu de forma exemplar a actividade docente de que foi incumbida no período acima referido, tendo sempre assegurado (à excepção do ano lectivo de 2001-2002, em que gozou de licença sabática) três disciplinas, duas das quais pertencentes ao curso de especialização em Tradução (Tradução Alemão-Português I - Linguagem Geral e Análise Textual e Estilística - Alemão) e uma ao curso de licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variantes com Alemão (em 1996-1997 - Literatura Alemã I, nos três anos seguintes - Introdução aos Estudos Literários); no presente ano lectivo rege, para além das duas cadeiras já mencionadas do curso de especialização em Tradução, um seminário sobre matéria tradutológica no curso de mestrado em Literatura Alemã/Literatura Comparada.

No âmbito do Programa ERASMUS/Sócrates leccionou seminários temáticos (com particular incidência em problemas de tradução literária), em Maio de 2000 e Maio de 2001, nas Universidades de Freiburg e de Hamburgo, respectivamente.

2 - Participou como vogal e co-arguente num júri de provas de doutoramento e, como vogal, num júri de provas de doutoramento e num júri de equivalência ao grau de doutor em Literatura Alemã.

3 - Participou activamente, com comunicações, em vários colóquios e encontros universitários e em jornadas e acções de formação.

4 - No âmbito do Centro Interuniversitário de Estudos Germanísticos, pertence ao respectivo conselho científico e é, desde o ano civil de 1999, co-responsável pela linha de acção n.º 3 - "A tradução literária no contexto luso-alemão: teoria e prática" - e durante todo o passado quinquénio tem colaborado, com a prossecução do estudo da recepção de Rainer Maria Rilke na segunda metade do século XX, no projecto "A recepção portuguesa da literatura alemã moderna" da linha de acção n.º 1. Ainda dentro do CIEG, fez parte da comissão organizadora do encontro com os professores de alemão da Região Centro - "O CIEG abre as suas portas", realizado em Novembro de 2001.

5 - De entre os cargos académicos assumidos no decorrer destes últimos anos haverá a salientar muito especialmente o de directora do Instituto de Estudos Alemães da FLUC (de 1997 a 2000), que desempenhou com grande zelo e dedicação. Além disso, foi, de 1996-1997 a 2000, representante dos docentes doutorados de Línguas e Literaturas Modernas (variante de Alemão) no conselho pedagógico da FLUC e colaborou muito activamente no secretariado do curso de especialização em Tradução, havendo ainda a registar, durante todo o quinquénio em apreço, o cargo de representante do grupo de Estudos Germanísticos da FLUC no conselho de redacção da RUNA - Revista Portuguesa de Estudos Germanísticos, sediada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

6 - Quanto à lista de publicações apresentadas, merece especial relevo a publicação em 2001 da sua excelente dissertação de doutoramento, Para Uma História da Recepção de Rainer Maria Rilke em Portugal (1920-1960), numa edição conjunta da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e também da tradução, em colaboração com Renato Correia, da obra de Rainer Hess, Os Inícios da Lírica Moderna em Portugal, tradução essa que mereceu uma menção honrosa na 8.ª edição do Prémio de Tradução Científica e Técnica em Língua Portuguesa - União Latina/Fundação para a Ciência e a Tecnologia - 2000. Publicou também seis artigos (dois deles em língua alemã) uma recensão crítica, além de uma série de cinco pequenos trabalhos com apontamentos didácticos.

O elenco das actividades mencionadas e a competência, rigor e dedicação com que as tem desenvolvido na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra comprovam inequivocamente o mérito científico e pedagógico da Doutora Maria António Hörster, bem como a capacidade de executar as tarefas de gestão e organização que lhe foram confiadas. Tendo-se afirmado nos últimos cinco anos como especialista em Estudos de Tradução e tendo continuado a privilegiar, no campo literário, a análise da recepção portuguesa de Rainer Maria Rilke, procurou também sempre pôr os seus conhecimentos ao serviço da comunidade, empenhando-se na transmissão e divulgação dos seus trabalhos de investigação em meios universitários nacionais e estrangeiros e junto do público não universitário.

Por todas as razões expostas, em face do relatório apresentado e com base no parecer formulado pelos dois professores para efeitos nomeados, nos termos do Estatuto da Carreira Docente Universitária, o conselho científico, em reunião de 21 de Fevereiro de 2002, foi de parecer favorável a que a Doutora Maria António Henriques Jorge Ferreira Hörster deva ser nomeada a título definitivo, como professora associada do 4.º grupo (Estudos Germanísticos) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

22 de Março de 2002. - O Presidente do Conselho Científico, António de Sousa Ribeiro.

12 de Março de 2002. - A Administradora, Margarida Isabel Mano Tavares Simões Lopes Marques de Almeida.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2014133.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda