Louvor 1288/2002. - Ao cessar as funções de director pedagógico do Instituto de Música com o seu nome, por ter atingido o limite de idade, cumpre realçar o mérito técnico e artístico do professor Vitorino Matono, no que concerne à divulgação e valorização do acordeão nas suas vertentes popular e erudita, e reconhecer o seu prestigiado percurso na área da música, que inclui a participação regular (de 1966 a 1997) no Troféu Mundial de Acordeão como membro do júri internacional, a criação de uma escola de ensino especializado da música, a didactização do ensino da música em geral e do acordeão em particular e a conquista de excelentes resultados por parte dos seus alunos em concursos internacionais de acordeão.
Dotado de grande talento, tenacidade e generosidade, em muito contribuiu para o prestígio do nosso país no exterior e para o seu desenvolvimento cultural.
Ao professor Vitorino Matono quero manifestar o meu grande respeito e admiração pelo trabalho que realizou e pela paixão pela música que acalenta desde tenra idade.
Por tudo isto é com muita satisfação que lhe presto justo e público louvor.
26 de Março de 2002. - O Director Regional, José Revez.