Louvor 1257/2002. - Ao cessar funções como Secretário de Estado da Administração Educativa presto público louvor ao chefe do meu Gabinete, Dr. José Manuel Ramos Henriques da Conceição, pela inestimável colaboração que, de forma tão dedicada, tão leal, tão competente e tão tranquila, sempre me dispensou.
Sei que a amizade que vimos partilhando há mais de 30 anos foi determinante para que, com grande sacrifício da sua vida pessoal, o Dr. José Conceição tivesse decidido aceitar a colaboração que lhe pedi. Não poderei nunca esquecer a sua dedicação na resolução dos problemas, a sua preocupação com o rigor e qualidade das análises e das decisões, o seu sentido de justiça e a sua grandeza humana. Não poderei nunca esquecer que tudo fez para que a minha vida como membro do Governo fosse menos difícil.
Fê-lo através da mobilização inteligente da sua vastíssima cultura, das suas competências científicas, pedagógicas e técnicas e das suas extraordinárias qualidades pessoais. Em rigor, não me é fácil, nesta altura, encontrar as palavras que me permitam qualificar o meu reconhecimento ao meu amigo, ao profissional brilhante e ao invulgar cidadão.
Só lhe posso dizer que aprendi mais sobre a amizade, sobre a solidariedade, sobre a lealdade. Sobre a vida. Obrigado!
5 de Abril de 2002. - O Secretário de Estado da Administração Educativa, Domingos Manuel Barros Fernandes.