Louvor 1247/2002. - Ao cessar as funções de Ministro da Educação, considero de toda a justiça deixar público testemunho da minha gratidão e apreço pelo excepcional mérito do trabalho que a Dr.ª Maria Clementina Tomás dos Reis realizou no desempenho do cargo de chefe do meu Gabinete.
Dotada de extraordinário sentido de serviço público, foi sem reservas e quaisquer limites que sempre se devotou a responder às exigências do Gabinete do Ministro da Educação, sabendo demonstrar empenhamento e eficiência e capacidade para dinamizar a equipa de colaboradores, garantindo a respectiva articulação institucional com os serviços e organismos sob a minha tutela, bem como com os restantes sectores da Administração Pública.
A sua prestimosa colaboração, aliada ao seu espírito rigoroso e atento, apurado tacto e dedicação, sempre leal e permanente, revelaram-se essenciais para a eficaz e eficiente prossecução das tarefas diárias do meu Gabinete, tornando-a uma conselheira indispensável que conquistou a confiança e a estima de todos quantos com ela privaram.
Por tudo isso, é-me grato expressar à Dr.ª Maria Clementina Tomás dos Reis todo o meu reconhecimento e louvor pela inestimável colaboração que, ao longo do período de nove meses de governação, soube prestar.
5 de Abril de 2002. - O Ministro da Educação, Júlio Domingos Pedrosa da Luz de Jesus.