Louvor 1235/2002. - A licenciada Maria Helena Nazareth Santos Valente Rosa passou recentemente à situação de aposentada, após mais de 35 anos de profícua actividade profissional dedicada à educação, os últimos dos quais no cargo de presidente da comissão instaladora do Instituto Histórico da Educação.
Na oportunidade, considero de elementar justiça dar público tributo de apreço e reconhecimento pela forma exemplar como souber gerir, ao longo do tempo, a sua vasta e notável carreira profissional, pondo ao serviço da causa pública o seu empenhamento e um profundo e vasto conhecimento da administração pública da educação.
Possuidora de um sólido e vasto percurso profissional iniciado em 1972, que compreende quer o exercício de elevadas funções de cariz político e governativo quer o desempenho de funções de gestão no âmbito da administração pública educativa, em diversos cargos dirigentes de topo, quer ainda em funções de assessoria técnica aos gabinetes dos membros do Governo responsáveis pelo sector da educação, a todos emprestou o seu saber e o elevado dinamismo que são apanágio da sua forma de agir.
Coordenou ainda a Dr.ª Helena V. Rosa diversos grupos de trabalho, no âmbito do Ministério da Educação ou a nível interdepartamental, para o desenvolvimento e acompanhamento de múltiplos projectos e iniciativas estratégicas, contribuindo de forma fundamental para o êxito da condução técnica e política de diversas medidas estruturantes da política educativa, nomeadamente o Programa de Implementação e Desenvolvimento da Rede de Educação Pré-Escolar, ou no domínio da Acção Social Escolar.
Não posso deixar de destacar que as invulgares capacidades que demonstrou para coordenar sensibilidades e consensos, bem como o seu apurado tacto, empenho e eficiência, a tornaram uma colaboradora indispensável e elo precioso no relacionamento interinstitucional com os parceiros do sistema e outros órgãos da Administração Pública, salientou-se mais recentemente a sua intervenção no processo de apoio à cooperação do Ministério da Educação no processo de transição de Timor Leste.
Considero por isso que a acção da Dr.ª Maria Helena Valente Rosa é merecedora de pessoal e público louvor pelas elevadas qualidades pessoais, competência profissional e sentido de serviço público, demonstrados ao longo da sua carreira, que prestigiam a Administração Pública e o sector da educação em particular.
5 de Abril de 2002. - O Ministro da Educação, Júlio Domingos Pedrosa da Luz de Jesus.