Louvor 529/2002. - Louvo o general José Manuel da Silva Viegas pela forma exemplar, notável, competente e dedicada como tem vindo a desempenhar as funções de Chefe do Estado-Maior do Exército.
O general José Manuel da Silva Viegas tem desenvolvido de forma extraordinária e excepcional a sua acção de comando, bem patente na resposta do Exército às várias solicitações do poder político, nomeadamente na preparação e execução de missões de apoio à paz, em apoio dos interesses específicos do País, de que são exemplos os actuais empenhamentos operacionais de forças nos teatros de operações da Bósnia e de Timor.
As suas qualidades pessoais de inteligência, coragem moral e espírito prático, aliadas a uma permanente busca da racionalidade dos problemas e questões, têm sido a base da sua inabalável preocupação de bem servir, cujas capacidade de trabalho, incondicional disponibilidade e apurada noção do essencial têm sido determinantes no alto desempenho demonstrado e no impulso que deu aos estudos de reorganização e reforma do Exército.
É também extremamente grato ao Ministro da Defesa Nacional destacar a lealdade, a sobriedade da atitude, o trato afável, a clareza de ideias e a facilidade de comunicação como aspectos que caracterizaram o relacionamento pessoal e institucional estabelecidos.
Ilustre oficial general e senhor de grande dimensão ética, tem ao longo da sua já longa carreira militar, especialmente nas actuais funções de Chefe do Estado-Maior do Exército, prestigiado as Forças Armadas e o País e prestado a Portugal serviços que reputo de altamente meritórios, muito relevantes e distintíssimos.
3 de Abril de 2002. - O Ministro da Defesa Nacional, Rui Eduardo Ferreira Rodrigues Pena.