Portaria 670/2002 (2.ª série). - Louvo o major-general PILAV RES Augusto de Jesus Melo Correia pela forma altamente eficiente, muito competente e empenhada como vem exercendo as difíceis funções de subdirector-geral de Armamento e Equipamentos de Defesa (DGAED).
Oficial general de reconhecidas qualificações e assinalável experiência, com elevado sentido das responsabilidades e grande capacidade de trabalho, confirmou à saciedade do excelente conjunto de predicados publicamente reconhecidos pelo meu antecessor.
Estudioso da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), de cujos meandros e métodos de trabalho é profundo conhecedor porquanto exerceu com brilhantismo o cargo de "Assistant Director for Armaments and Standardization", do "International Military Staff", e em acumulação o de "Chairman of the Military Agency for Standardization", a sua participação como representação nacional no Comité Director "Alliance Ground Surveillance", no "NATO Committee for Standardization" e no "Senior NATO Logisticians Conference" pautou-se pela qualidade das suas intervenções e pelo cuidado e rigor postos na defesa do interesse nacional.
Particularmente relevante foi a sua prestimosa colaboração, avisado conselho e actuação, no estudo e no acompanhamento do processo que levou à concretização, ao cabo de cerca de 18 meses de intensas e complexas negociações aos mais diversos níveis, da adesão de Portugal ao primeiro programa cooperativo OTAN e à consequente assinatura em 21 de Junho de 2001, em Paris, do MOU respeitante à produção e fornecimento de helicópteros de transporte táctico NH90.
Incumbido, por delegação, da área administrativa uma vez mais fez jus à sua grande capacidade de planeamento e de organização, bem como à preparação das propostas orçamentais, sendo de salientar a cuidada, rigorosa e eficiente gestão posta na sua execução, conseguindo assim optimizar a utilização dos recursos financeiros disponibilizados.
Pelo excelente conjunto de qualidades militares e humanas evidenciadas, o major-general PILAV Augusto de Jesus Melo Correia traz lustre às Forças Armadas, prestigia o Ministério da Defesa Nacional e merece público testemunho pelos serviços prestados, que classifico de extraordinários, relevantes e distintos.
Assim:
Manda o Ministro da Defesa Nacional, nos termos da alínea a) do artigo 25.º, do n.º 1 do artigo 62.º e do n.º 3 do artigo 67.º do Regulamento da Medalha Militar, aprovado pelo Decreto 566/71, de 20 de Dezembro, condecorar com a medalha de prata de serviços distintos o major-general PILAV RES Augusto de Jesus Melo Correia.
15 de Março de 2002. - O Ministro da Defesa Nacional, Rui Eduardo Ferreira Rodrigues Pena.