A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 622/2002, de 13 de Abril

Partilhar:

Texto do documento

Portaria 622/2002 (2.ª série). - Louvo o coronel (engenheiro Tm NIM 08460364) João Luís Cardoso Martins Alves pela elevada competência, manifesto zelo, grande dedicação e muita lealdade com que vem exercendo as funções de director dos Serviços de Estudos, Planeamento e Cooperação Internacional (DSEPCI) da Direcção-Geral de Armamento e Equipamento de Defesa (DGAED).

Oficial altamente qualificado no plano técnico, em particular no domínio das comunicações militares, foi notório o seu contributo no acompanhamento activo nos diversos fóruns internacionais em que vem representando o Ministério da Defesa Nacional/DGAED, designadamente no quadro do Grupo de Armamento da Europa Ocidental (GAEO/WEAG). São ainda de realçar os seus sólidos contributos para o trabalho e objectivos do ex-Conselho de Comunicações e Defesa (CCD) e do recentemente criado Conselho de Sistemas de Informação e Comunicações de Defesa (CSICOD).

No âmbito das actividades específicas inerentes às suas funções, o coronel Martins Alves tem-se distinguido pelo rigoroso estudo, cuidada preparação e acompanhamento dos assuntos que, no contexto da cooperação internacional, lhe estão cometidos, sendo de salientar a solidez e coerência com que vem contribuindo para a defesa dos interesses nacionais, no âmbito do Grupo de Armamento da Europa Ocidental (GAEO/WEAG) e da Conferência de Directores Nacionais de Armamento (CNAD) da NATO. Pela sua particular relevância, sublinham-se as suas participações na elaboração da vasta e complexa documentação do grupo técnico encarregado de proceder aos estudos conducentes à implementação da Agência Europeia de Armamentos (EAA), a chefia do subgrupo Developing Defence Industries (DDI) do painel III do WEAG, a representação nacional neste painel e ainda o seu papel activo nas actividades em curso nas áreas da normalização/harmonização de requisitos dos sistemas de comunicações tácticas da NATO (Programa Tacom post 2000).

Também no âmbito da cooperação internacional, é digna de registo a forma empenhada e eficaz como soube corresponder ao diversificado leque de responsabilidades da sua direcção de serviços, designadamente nos domínios da investigação e desenvolvimento, com um relevante contributo para o estabelecimento e aplicação de memorandos de entendimento (MOUs), bem como para elaboração e celebração de diversos acordos e protocolos, quer a nível nacional quer internacional (revestindo a natureza bi e multilateral). Destacam-se, no quadro das relações bilaterais, a preparação dos diversos instrumentos de cooperação e parceria com vários países, designadamente com a Espanha, a França e a Roménia.

Por último, importa salientar as suas capacidades de assessoria, pautadas pela franqueza e avisado conselho, a par do estudo cuidado das matérias, o que se tem mostrado de particular valia nos fóruns internacionais em que participa o Director Nacional de Armamento, como é o caso das reuniões de NADs e ministeriais, nos quadros da NATO e do WEAGA.

Atento o acima exposto, considero credores de público louvor os destacáveis atributos e qualidades militares e humanas do coronel Martins Alves, em particular as suas aptidões de gestão e direcção, a sua invulgar dedicação e capacidade de trabalho, alto sentido do dever e de responsabilidade, características que muito prestigiam as Forças Armadas, o Ministério da Defesa Nacional e o País, sendo-me grato distinguir os serviços por si prestados de extraordinários, relevantes e distintos.

Assim:

Manda o Ministro da Defesa Nacional, nos termos da alínea a) do artigo 25.º, do n.º 1 do artigo 62.º e do n.º 3 do artigo 67.º do Regulamento da Medalha Militar, aprovado pelo Decreto 566/71, de 20 de Dezembro, condecorar com a medalha de prata de serviços distintos o coronel (engenheiro Tm NIM 08460364) João Luís Cardoso Martins Alves.

25 de Março de 2002. - O Ministro da Defesa Nacional, Rui Eduardo Ferreira Rodrigues Pena.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2003245.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1971-12-20 - Decreto 566/71 - Presidência do Conselho - Defesa Nacional - Gabinete do Ministro

    Aprova o Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, que se publica em anexo.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda