A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 223/81, de 27 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Introduz alterações no Regulamento de Uniformes da Força Aérea (RUFA), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 270/78, de 1 de Setembro.

Texto do documento

Portaria 223/81

de 27 de Fevereiro

Considerando que o uso do uniforme normal nas exibições da Banda e da Fanfarra da Força Aérea não possibilita o brilho e a espectacularidade tradicionais em tais actos;

Considerando o disposto no artigo 2.º do Decreto-Lei 270/78, de 1 de Setembro, e após observância do determinado pelo artigo 5.º do mesmo diploma:

Manda o Conselho da Revolução, pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, o seguinte:

1.º - 1 - O n.º 110 do capítulo 1 «Artigos de uniforme» do Regulamento de Uniformes da Força Aérea (RUFA), aprovado pelo Decreto-Lei 270/78, de 1 de Setembro, é alterado como segue:

110 - Boné (fig. 1.7). - ...

a) ............................................................................

b) ............................................................................

c) ............................................................................

d) ............................................................................

e) Cinta canelada, de seda preta, fosca (no uniforme de exibição da Banda e da Fanfarra é de tecido azul-cinza-claro picotado); fecha à frente por meio de uma costura, sobre a qual é pregado o respectivo distintivo da Força Aérea; coloca-se na parte cilíndrica, sobre a capa.

f) Francalete extensível, de seda entrançada, preta, para oficiais, aspirantes a oficial e cadetes, e de material plástico, preto, para sargentos e praças; no primeiro, as passadeiras de ajustamento são pinhas de correr. No grande uniforme, nos uniformes de cerimónia e de gala e no uniforme de exibição da Banda e da Fanfarra, o francalete é de ouro fosco, com cordões em requife de fieira, dobrado e tecido.

2 - Ao mesmo capítulo são adicionados os seguintes números:

117-A - Calças do uniforme de exibição da Banda e da Fanfarra (fig. 1.56). - Idênticas às calças do uniforme normal, com as alterações que se indicam:

a) Não tem bolsos laterais.

b) Ao longo das costuras externas, galão de tecido azul-cinza-claro picotado, com 5 em de largura.

133-A - Casaco do uniforme de exibição da Banda e da Fanfarra (fig. 1.29). - De tecido e configuração idênticos aos do casaco do uniforme normal, com passadeiras nos ombros para fixação das charlateiras.

2.º Ao capítulo 2 «Artigos variados» são adicionados os seguintes números:

208-A - Charlateiras do uniforme de exibição da Banda e da Fanfarra (fig. 2.18). - De cordão tecido em torçal de seda azul Força Aérea e fio de ouro fosco, na proporção de dois para um e configuração igual à figura.

209-A - Cordões do uniforme de exibição da Banda e da Fanfarra (fig. 2.19). - Tecidos em torçal de seda azul Força Aérea e fio de ouro fosco, na proporção de dois para um, com 0,4 cm de diâmetro; são constituídos por seis laçadas partindo da charlateira e formam dois conjuntos, sendo um composto por dois cordões entrançados, circulares, com 59 cm e 41 cm, passando o maior por baixo do braço e o mais pequeno caindo sobre o mesmo; o outro conjunto é composto por quatro cordões, sendo dois entrançados, com 48 cm e 39 cm, e dois lisos, com 43 cm e 40 cm, que, descrevendo um arco sobre o bolso superior do casaco, vêm prender ao primeiro botão da frente por meio de um nó.

a) O chefe da Banda e o tambor-mor usam-nos partindo da charlateira do ombro esquerdo e os restantes músicos da do ombro direito.

210-A - Faixas do uniforme de exibição da Banda e da Fanfarra. - Confeccionadas de cetim azul Força Aérea, com figuras e rebordos bordados a ouro fosco, apresentam-se em duas variantes:

a) Do uniforme de exibição da Banda (fig. 2.20). - Usada pelo chefe da Banda, tem ao centro o emblema da Força Aérea precedido e seguido por uma lira, rematada no cruzamento por uma pauta musical com clave de sol.

b) Do uniforme de exibição da Fanfarra (fig. 2.21). - Usada pelo tambor-mor, tem apenas o emblema da Força Aérea ao centro.

3.º Ao capítulo 4 «Plano de uniformes» é adicionado o seguinte quadro:

Uniforme de exibição da Banda e da Fanfarra Oficiais, sargentos e praças músicos e clarins (pessoal masculino) (ver documento original) 4.º Os artigos usados especificamente com o uniforme de exibição da Banda e da Fanfarra são obtidos por conta do Estado e de distribuição permanente, pelo que o quadro «Dotações e duração dos artigos de uniforme» anexo ao capítulo 5 é completado como se indica:

(ver documento original) 5.º As figuras 1.56, 2.18, 2.19, 2.20 e 2.21 constituem os anexos A, B, C, D e E da presente portaria e vão identificadas pelos mesmos números.

Estado-Maior da Força Aérea, 19 de Janeiro de 1981. - O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, José Lemos Ferreiro, general.

Do ANEXO A ao ANEXO E

(ver documento original)

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1981/02/27/plain-200215.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/200215.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda