Portaria 566/2002 (2.ª série). - Por imperativos legais, o capitão-de-mar-e-guerra res. NIM 22255, Carlos Saraiva da Costa Pecorelli, termina uma carreira de 45 anos ao serviço das Forças Armadas e de Portugal, na Marinha, assinalados pela sua brilhante folha de serviços no mar e em terra tanto em situações de combate como nas de paz.
Durante os últimos oito anos desempenhou as funções de director do Centro de Apoio Social do Alfeite (CAS/Alfeite) de forma distinta e meritória, competente e dedicada, ponderada e nobre.
A acção deste oficial durante tão dilatado período de tempo, num universo com características essencialmente diferentes de qualquer estrutura militar, demonstrou de forma consistente as suas excelentes qualidades de carácter e a sua notável sensibilidade para as questões sociais, nomeadamente na área do apoio socioeducativo dos filhos dos beneficiários.
Nas relações frequentes de carácter técnico e social com as autoridades autárquicas e da tutela da educação, pela sua maneira de estar e de ser, reflexos das virtudes militares que cultiva, granjeou enorme prestígio e simpatia, que foram factores decisivos para que o CAS Alfeite atingisse na área socioeducativa padrões de excelência que são uma referência no sector e que por isso dão lustre e honra ao IASFA e à instituição militar.
O seu desempenho como responsável máximo deste importante equipamento social foi notoriamente distinto, demonstrando de forma notável capacidade para conciliar as melhores características do militar e do gestor, obtendo resultados que se exprimem na eficiência e eficácia dos serviços disponibilizados a um universo de beneficiários que abrange todo o distrito de Setúbal, envolvendo todas as áreas de acção social e cuidados médico-sanitários.
No momento da retirada do serviço activo o comandante Pecorelli pode fazê-lo com a consciência tranquila do dever cumprido na certeza de que fica credor do reconhecimento de todos os que beneficiaram do privilégio do seu exemplo como chefe, camarada e amigo, constituindo-se como um exemplo de bem servir.
Assim, é-me muito grato louvar o capitão-de-mar-e-guerra res. Carlos Saraiva da Costa Pecorelli pela forma exemplar como durante cerca de oito anos serviu o IASFA exercendo as funções de director do Centro de Apoio Social do Alfeite, resultando da sua acção honra e lustre para as Forças Armadas e para o ramo a que pertence o que faz jus à qualificação dos serviços por si prestados como importantes e extraordinários, relevantes e distintos.
Assim, manda o Ministro da Defesa Nacional condecorar com a medalha de prata de serviços distintos, por ter sido considerado, ao abrigo dos artigos 21.º e 22.º, com referência ao n.º 3 do artigo 67.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, de 20 de Dezembro de 1971, o capitão-de-mar-e-guerra NIM 22255, Carlos Saraiva da Costa Pecorelli.
11 de Março de 2002. - O Ministro da Defesa Nacional, Rui Eduardo Ferreira Rodrigues Pena.