Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto Regulamentar 86/83, de 31 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Torna directamente aplicáveis aos esquemas especiais de segurança social em vigor as normas relativas à definição das bases de incidência de contribuições para o regime geral de segurança social.

Texto do documento

Decreto Regulamentar 86/83
de 31 de Dezembro
Os Decretos Regulamentares n.os 12/83, de 12 de Fevereiro, e 53/83, de 22 de Junho, procederam é actualização do conceito de remuneração de trabalho para efeitos de incidência de contribuições para a segurança social.

Aqueles diplomas, porém, aplicam-se apenas às situações abrangidas pelo regime geral de segurança social, pelo que se mostra conveniente alargar o respectivo regime jurídico a outros esquemas de protecção social obrigatória em que devem ser idênticas as bases de incidência contributiva.

É particularmente significativo o problema no que diz respeito às prestações familiares aplicáveis aos empregados bancários através da respectiva Caixa de Abono de Família, já que a legislação reguladora é a mesma que vigora no domínio das prestações do regime geral.

Importa, assim, por exigências de coerência e solidariedade, estabelecer critérios uniformes sobre as bases de incidência e cobrança de contribuições que sejam igualmente aplicáveis ao regime geral e aos esquemas especiais de segurança social em vigor, por forma a contribuir para a construção do sistema de segurança social que a Constituição da República preconiza.

Assim, ao abrigo da base XXXIII da Lei 2115, de 18 de Junho de 1962:
O Governo decreta, nos termos da alínea c) do artigo 202.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º São directamente aplicáveis aos esquemas especiais de segurança social em vigor, salvo disposição expressa em contrário, as normas relativas à definição das bases de incidência de contribuições para o regime geral de segurança social.

Art. 2.º As normas relativas à cobrança de contribuições são igualmente aplicáveis, com as adaptações que se revelem necessárias, aos referidos esquemas especiais de segurança social.

Art. 3.º O disposto nos artigos anteriores aplica-se igualmente aos esquemas praticados por instituições de inscrição obrigatória do âmbito da segurança social criadas anteriormente à entrada em vigor da Lei 2115, de 18 de Junho de 1962.

Art. 4.º O presente diploma entra em vigor no dia 1 do mês seguinte ao da sua publicação.

Mário Soares - Carlos Alberto da Mota Pinto - Amândio Anes de Azevedo.
Promulgado em 23 de Novembro de 1983.
Publique-se.
O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.
Referendado em 28 de Novembro de 1983.
O Primeiro-Ministro, Mário Soares.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/19960.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1962-06-18 - Lei 2115 - Presidência da República - Secretaria

    Promulga as bases da reforma da previdência social - Revoga a Lei n.º 1884.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda