Louvor 180/2002. - Louvo o tenente-general piloto aviador Rui Alberto Fidalgo Ferreira pela forma inteligente, extremamente rigorosa e competente como presidiu, ao longo dos últimos três anos, à comissão do concurso público n.º 1/DGAED/99, relativo à aquisição de helicópteros para a Força Aérea Portuguesa.
A sua sólida formação militar e grande integridade de carácter, aliadas a uma indiscutível competência técnica e reconhecidas qualidades pessoais, bem evidentes no seu relacionamento com as diferentes entidades nacionais e internacionais envolvidas neste concurso internacional, dignificaram de uma forma louvável e irrepreensível o Ministério da Defesa Nacional e as Forças Armadas Portuguesas.
No exercício das funções como presidente desta comissão, o tenente-general Fidalgo Ferreira demonstrou grande empenho e dedicação, elevado espírito de missão e sentido de dever, acompanhando todas as fases do procedimento do concurso com o necessário bom senso e ponderação, procurando encontrar de forma isenta e com rigor técnico e financeiro as mais vantajosas e racionais soluções.
Num processo de aquisição de equipamentos militares, envolvendo elevados recursos financeiros e ou mais variados interesses multinacionais, soube, graças à sua capacidade de comando e liderança, experiência e organização, incutir no grupo a que presidiu uma dinâmica e metodologia de trabalho responsável, objectiva e isenta, tendo sempre presente a salvaguarda do interesse nacional na escolha da proposta mais vantajosa.
Merece desta forma ser reconhecido publicamente pelo extraordinário trabalho desenvolvido em proveito da prossecução de um desígnio nacional, que é o de prover as Forças Armadas Portuguesas de meios modernos, adequados e eficazes para a execução de missões relacionadas com a salvaguarda da vida humana, da soberania nacional e de protecção dos recursos naturais.
Por tudo o que acima foi mencionado, pela sua capacidade de chefia, competência técnica e profissional, bom senso, habilidade e isenção demonstradas em todo este processo, que muito honra as Forças Armadas, a Defesa Nacional e o País, considero ser merecedor deste público louvor o tenente-general piloto aviador Rui Alberto Fidalgo Ferreira.
28 de Fevereiro de 2002. - O Ministro da Defesa Nacional, Rui Eduardo Ferreira Rodrigues Pena.