Louvor 145/2002. - Louvo o major de infantaria, NIM 17687085, Rui Alexandre Almeida Esteves pela forma como desempenhou as funções de oficial de logística do 2.º Batalhão de Infantaria da Brigada Ligeira de Intervenção, Força Nacional Destacada (FND) no teatro de operações de Timor e parte integrante da PKF/UNTAET.
Ainda em território nacional a sua acção revelou-se de extrema importância, na obtenção oportuna dos lotes de aprontamento indispensáveis para que a instrução e o treino específico das tropas se processasse com o armamento e equipamento adequado ao tipo de missão. No teatro de operações assegurou um eficiente planeamento, coordenação e supervisão de todas as actividades logísticas, garantindo a existência dos níveis de abastecimentos superiormente fixados. É, ainda, de realçar o seu desempenho no planeamento coordenado com as restantes área do Estado-Maior. A interligação constante com o PAAL e com as áreas específicas das Nações Unidas, procurando dessa forma maximizar as necessidades logísticas mesmo aquelas que indirectamente respeitavam ao bem-estar e ao moral das tropas.
Oficial dotado de grande frontalidade e qualidades de abnegação, o major Almeida Esteves mostrou-se digno de ocupar postos de maior risco e responsabilidade, que fazem com que os serviços por si prestados sejam considerados relevantes e de muito mérito.
8 de Fevereiro de 2002. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Manuel José Alvarenga de Sousa Santos, general.