Louvor 144/2002. - Louvo o sargento-mor de infantaria NIM 16877577, Joaquim de Almeida, pela forma competente e leal como desempenhou as funções de adjunto do comando do 2.º Batalhão de Infantaria da Brigada Ligeira de Intervenção, força nacional destacada no teatro de operações de Timor como parte integrante da UNTAET (PKF/UNTAET).
No Batalhão desempenhou, ainda, funções de sargento-chefe na secretaria, denotando permanente disponibilidade e empenhamento, respondendo com profissionalismo a todas as solicitações. Revelando personalidade assumiu-se como exemplo e granjeou o respeito e consideração do comando, sendo tomado como referencial pelos sargentos e praças do Batalhão, a quem dedicava atenção e acompanhamento dos seus problemas pessoais, propondo medidas ajustadas e oportunas, contribuindo assim com bom senso e sentido de responsabilidade para a coesão, disciplina e motivação da unidade.
O sargento-mor Joaquim de Almeida é um militar disciplinado e disciplinador, manifestando aptidão de bem servir nas Diferentes circunstâncias, prestou serviços de que resultaram honra e lustre para as Forças Armadas Portuguesas e que se consideram extraordinários, relevantes e distintos.
8 de Fevereiro de 2002. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Manuel José Alvarenga de Sousa Santos, general.