Louvor 138/2002. - Louvo o major de infantaria, NIM 19015786, Paulo Bernardino Pires Miranda pela forma como desempenhou as funções de oficial de assuntos civis do 2.º Batalhão de Infantaria da Brigada Ligeira de Intervenção da Força Nacional Destacada e parte integrante da Força de Manutenção de Paz da Administração Transitória das Nações Unidas em Timor Leste (PKF/UNTAET).
A sua facilidade de relacionamento humano, aliada a uma postura calma e consciente, permitiram-lhe desenvolver com as organizações internacionais, e com elementos de diferentes equipas da ONU a actuar na área de responsabilidade do PORBATT, um entendimento a todos os níveis eficiente, como o provam os frequentes elogios que lhe foram feitos por diversas entidades. Estes contactos permitaram não só a projecção de uma boa imagem da força portuguesa e a criação de um clima de confiança, fundamental à protecção da força e à execução das suas tarefas, como a recolha, em tempo oportuno, de informações relevantes para a conduta das operações. Executou de forma exemplar todas as tarefas de CMA, nomeadamente o acompanhamento de visitas de jornalistas e entidades estrangeiras, o lançamento de campanhas humanitárias, as comemorações do 13 de Maio e do 10 de Junho e as relações com a comunidade timorense.
Oficial de sólida formação profissional, o major Pires Miranda contribuiu significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas Portuguesas.
8 de Fevereiro de 2002. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Manuel José Alvarenga de Sousa Santos, general.