Louvor 137/2002. - Louvo o capitão de cavalaria, NIM 11830691, Carlos Manuel Morgado Braz, pela forma meritória e esclarecida como desempenhou as funções de chefe da Secção de Informação Interna e Relações Públicas do sector central/PKF/UNTAET, integrado no contingente nacional em Timor Leste, desde Fevereiro até Outubro de 2001.
Preocupado com a boa imagem do contingente nacional, soube manter ligações privilegiadas com os representantes dos órgãos de comunicação social e ganhar a sua confiança. Usou de frontalidade e tacto nos contactos que com eles estabeleceu e soube utilizar criteriosamente e com muita ponderação os canais de informação à sua disposição, veiculando para o público português a actividade desenvolvida pelo contingente nacional. De realçar, neste âmbito, o seu empenhamento na dinamização da emissão semanal em directo de Díli de uma estação de rádio portuguesa, com excelentes resultados no que respeita ao moral das tropas e ao impacto e destaque que teve em Portugal. Cumulativamente, desempenhou as funções de oficial de protocolo com muita proficiência e espírito de iniciativa, constituindo-se como um prestimoso auxiliar do comando na preparação, organização e acompanhamento das visitas de entidades nacionais e estrangeiras ao comando do sector central.
Pelo seu desempenho, o capitão Morgado Braz prestou serviços que contribuíram significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas Portuguesas.
8 de Fevereiro de 2002. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Manuel José Alvarenga de Sousa Santos, general.