Louvor 136/2002. - Louvo o primeiro-sargento fuzileiro NII 246571, Valdemar António Lôpas Morgado, pela competência que demonstrou possuir no desempenho das funções de comandante das Secções de Morteiros 60 e 81 mm na Companhia de Fuzileiros n.º 21, do 2.º Batalhão de Infantaria da Brigada Ligeira de Intervenção, integrado no contingente nacional que participou na Força de Manutenção da Paz da Administração Transitória das Nações Unidas em Timor Leste (PKF/UNTAET) de Fevereiro a Outubro de 2001.
Mercê da sua entrega e disponibilidade para o serviço, soube responder com oportunidade e determinação às tarefas que lhe foram cometidas na área das armas de apoio, revelando possuir sólidos conhecimentos técnicos. Efectuou inúmeras acções de patrulhamento e de apoio humanitário, por vezes em condições de risco, impostas pela adversidade do terreno, mas importantes para o cumprimento da missão do Batalhão. Este militar realizou também tarefas de melhoramentos nas infra-estruturas da posição militar de Same, nas escolas primárias do mesmo subdistrito e da Organização não Governamental (ONG) Portuguesa OIKOS.
Pelas qualidades evidenciadas pelo primeiro-sargento Lôpas Morgado e pelo desempenho com que cumpriu a missão, resultaram honra e lustre para o contingente nacional em Timor, devendo os serviços por si prestados serem considerados como relevantes e distintos.
8 de Fevereiro de 2002. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Manuel José Alvarenga de Sousa Santos, general.