Louvor 134/2002. - Louvo o tenente-coronel de infantaria NIM 02941183, Fernando António Pereira de Figueiredo, pela forma eficiente e dedicada como comandou ao longo de cerca de oito meses o 2.º Batalhão de Infantaria da Brigada Ligeira de Intervenção, integrado no Sector Central/PKF/UNTAET.
Este oficial planeou com oportunidade e conduziu com eficácia operações de reconhecimento e de segurança, em conjugação com acções civis/militares, privilegiando o contacto com as populações, desde as áreas remotas às áreas urbanas. Soube, sempre, estar presente nos locais e momentos mais críticos, motivando e conduzindo os seus subordinados com muita determinação, senso e ponderação na difícil e complexa atitude de peacekeeper. De referir, ainda, o seu especial empenhamento no moral e bem-estar dos seus homens, através da melhoria das instalações e das condições de vida. A sua sistemática presença nas posições mais afastadas e a permanente preocupação com a própria segurança das forças granjearam-lhe estima e admiração.
Disciplinado e disciplinador, o tenente-coronel Pereira de Figueiredo revelou ser um oficial digno de ocupar postos de maior responsabilidade e risco, pelo que os serviços por si prestados às Forças Armadas e ao País merecem ser considerados como extraordinários, relevantes e distintos.
8 de Fevereiro de 2002. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Manuel José Alvarenga de Sousa Santos, general.