Louvor 132/2002. - Louvo o major de infantaria NIM 11689185, João Carlos Cabral de Almeida Loureiro Magalhães, pela forma como desempenhou as funções de 2.º comandante cumulativamente com as de Chefe do Estado-Maior do 2.º Batalhão de Infantaria da Brigada Ligeira de Intervenção, Força Nacional Destacada no Teatro de Operações de Timor e parte integrante da PKF/UNTAET.
No teatro de operações foi bem patente o seu espírito esclarecido, tendo sempre interpretado com rigor as orientações do comandante e promovendo com oportunidade e eficiência a execução de acções ajustadas à complexidade das situações que entretanto foram surgindo, revelando como Chefe do Estado-Maior do Batalhão elevada capacidade técnica e dedicação. Na sua conduta diária influenciou todos os militares pela pedagogia do exemplo, que foi sempre a sua postura militar.
As qualidades do major Loureiro Magalhães e o trabalho realizado fazem com que os serviços por si prestados devam ser considerados extraordinários, reconhecidamente relevantes e distintos, que muito contribuíram para o lustre e a honra das Forças Armadas Portuguesas.
8 de Fevereiro de 2002. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Manuel José Alvarenga de Sousa Santos, general.