Louvor 131/2002. - Louvo o major de infantaria, NIM 08976784, João Carlos Sobral dos Santos pela competência e profissionalismo que demonstrou possuir no desempenho das funções de oficial de operações do 2.º Batalhão de Infantaria da Brigada Ligeira de Intervenção da Força Nacional Destacada no Teatro de Operações de Timor e parte integrante da PKF/UNTAET.
Realçou-se na forma como planeou e conduziu as operações no teatro de operações, acompanhando frequentemente as tropas no terreno. Saliente-se o trabalho que efectuou nomeadamente durante as operações em áreas remotas e a operação de apoio às eleições, que planeou com rigor, o que muito contribuiu para o êxito das mesmas e para as consequentes referências elogiosas ao Batalhão, por parte das mais altas autoridades militares da PKF, conseguindo com o seu exemplo galvanizar a sua equipa de trabalho, tornando-a desse modo coesa e produtiva. Com a sua constante preocupação pelo acompanhamento da situação na área de responsabilidade do Batalhão, conseguiu manter permanentemente actualizada a carta de situação e simultaneamente planear as operações de maior envergadura e outras actividades operacionais de rotina.
O major Sobral dos Santos distinguiu-se pelo rigor e eficiência nas tarefas que lhe foram atribuídas, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas Portuguesas.
8 de Fevereiro de 2002. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Manuel José Alvarenga de Sousa Santos, general.