Louvor 130/2002. - Louvo o major do Serviço de Assistência Religiosa, NIM 04932780, Agostinho Rodrigues de Freitas pela forma competente como desempenhou as funções de capelão do 2.º Batalhão de Infantaria da Brigada Ligeira de Intervenção, durante a preparação e no decurso da missão em Timor Leste integrado na Força de Manutenção de Paz da Administração Transitória das Nações Unidas (PKF/UNTAET).
Contribuiu para a resolução de problemas particulares de alguns militares, bem como para o bem estar do pessoal. A sua permanente disponibilidade para atender quem necessitasse dos seus serviços demonstrou o seu interesse pelo pessoal e pelo cumprimento da missão da sua unidade. Conduziu de forma voluntariosa visitas regulares aos militares e população nas diversas e afastadas posições ocupadas pelo Batalhão neste teatro de operações. A facilidade de relacionamento humano do major Rodrigues de Freitas, permitiram-lhe estabelecer estreitos contactos com a hierarquia eclesiástica de Timor e com a comunidade Timorense que contribuíram para a boa imagem da força portuguesa.
O major Rodrigues de Freitas pautou a sua conduta por grande dedicação, à dimensão adquirida pelas actividades em que foi activo organizador, contribuindo os seus serviços significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento de missão das Forças Armadas Portuguesas.
8 de Fevereiro de 2002. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Manuel José Alvarenga de Sousa Santos, general.