Louvor 129/2002. - Louvo o coronel de cavalaria NIM 60011068, João Gilberto de Mascarenhas de Souza Soares da Motta, pelos elevados dotes de carácter e espírito de obediência evidenciados, primeiro como 2.º comandante da Brigada Ligeira de Intervenção e depois como comandante do CNT e do Sector Central em Timor, integrado na PKF/UNTAET.
Nas primeiras funções acompanhou em permanência o aprontamento do 2.º BI/BLI com empenho, dedicação e grande sentido pedagógico. Depois, no teatro de operações de Timor, cujo comando aceitou com entusiasmo e determinação, confirmou o acerto da escolha que nele recaiu, como o atestam as referências elogiosas que lhe foram feitas pelo comando da PKF. Em todas as funções que desempenhou praticou em elevado grau a virtude da lealdade, cumpriu com grande abnegação e espírito de sacrifício exemplar as directrizes e determinações, quer nacionais quer provindas da PKF, mostrando-se digno de ocupar postos de maior risco e responsabilidade, afirmando-se pela sua postura militar de grande dignidade e pela coragem moral revelada sempre que estava em causa o interesse nacional e a imagem das Forças Armadas Portuguesas.
As aptidões do coronel Soares da Motta para bem servir nas mais diversas circunstâncias e os serviços inestimáveis prestados às Forças Portuguesas, dos quais resultaram honra e lustre para Portugal, devem, com toda a justiça, ser considerados extraordinários, relevantes e distintos.
8 de Fevereiro de 2002. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Manuel José Alvarenga de Sousa Santos, general.