Louvor 128/2002. - Louvo o capitão-de-fragata fuzileiro, NIM 201572, Albano Matos Fernandes Pereira pela competência e empenho com que exerceu as funções de 2.º comandante do sector central/PKF/UNTAET e do contingente nacional em Timor Leste, no período de Fevereiro a Outubro de 2001.
Oficial empreendedor e disciplinado soube interpretar com rigor e abnegação as orientações do seu comandante, praticando a virtude da lealdade e promovendo com oportunidade e eficiência a execução de obras e melhoramentos de instalações, proporcionando assim melhores condições de vida e trabalho e contribuindo para a manutenção de um elevado moral e espírito de corpo das tropas. Patenteando um exemplar sentido de dever e das responsabilidades exerceu as suas funções de forma proficiente, dinamizando com o seu exemplo todos os militares do comando de sector.
Pela acção que desenvolveu, o capitão-de-fragata Fernandes Pereira manifestou aptidão para bem servir em todas as circunstâncias devendo os serviços por si prestados serem considerados prestigiantes para as Forças Armadas Portuguesas.
8 de Fevereiro de 2002. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Manuel José Alvarenga de Sousa Santos, general.