Louvor 124/2002. - Louvo o capitão-tenente fuzileiro NII 60378, Manuel Leão Seabra, pela forma digna e dedicada como desempenhou as funções de oficial de ligação da Marinha do 2.º Batalhão de Infantaria Reforçado da Brigada Ligeira de Intervenção, durante a preparação e no decurso da missão em Timor Leste, integrado na Força de Manutenção de Paz da Administração Transitória das Nações Unidas (PKF/UNTAET).
Apoiou o comando do Batalhão no planeamento e supervisão das missões operacionais na área de responsabilidade da Companhia de Fuzileiros n.º 21 e as actividades administrativo-logísticas específicas da Marinha de Guerra Portuguesa. Salienta-se, ainda, o trabalho que efectuou na área CMA. No campo das actividades civis e militares do Batalhão, que o capitão-tenente Leão Seabra foi chamado a assumir em acumulação, manifestou a sua facilidade de relacionamento humano e sentido do dever e solidariedade, tendo-se constituído como elemento valioso no acompanhamento da recuperação e construção dos viveiros de café em Same e na coordenação da recuperação da Escola de Metinaro, condição necessária ao funcionamento da actividade de instrução do ramo de Marinha das Forças de Defesa de Timor Leste.
Oficial dinâmico e voluntarioso, de reconhecida coragem moral, é o capitão-tenente Leão Seabra merecedor que os serviços por si prestados sejam considerados relevantes e de elevado mérito.
8 de Fevereiro de 2002. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Manuel José Alvarenga de Sousa Santos, general.