Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 4620/2002, de 1 de Março

Partilhar:

Texto do documento

Despacho 4620/2002 (2.ª série). - Por despacho do presidente do conselho directivo do Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade Técnica de Lisboa, de 5 de Novembro de 2001, proferido por delegação do reitor da mesma Universidade de 8 de Fevereiro de 2001:

Maria Manuela Ferreira Marques Rocha, professora auxiliar de nomeação provisória, além do quadro, deste Instituto - nomeada definitivamente, por conveniência urgente de serviço, para o exercício das funções de professor auxiliar, além do quadro, do mesmo Instituto, com efeitos a partir de 22 de Novembro de 2001. (Não carece de fiscalização prévia do Tribunal de Contas.)

Relatório a que se refere o n.º 2 do artigo 21.º dpublicado em anexo à Lei 19/80, de 16 de Julho

1 - A professora Maria Manuela Ferreira Marques Rocha conclui este ano o primeiro quinquénio como professora auxiliar, pelo que importa analisar o seu relatório de actividades na prespectiva do seu provimento definitivo.

2 - No que respeita às actividades pedagógicas, a professora Maria Manuela Ferreira Marques Rocha manteve um trabalho regular de leccionação em disciplinas do curso de licenciatura em Economia e de responsabilidade por essas disciplinas, trabalho que todos os indicadores sugerem ter sido de boa qualidade. A ausência de actividade em disciplinas de pós-graduação pode ser explicada pelo parco funcionamento dessas disciplinas na área científica de História nos últimos anos na escola.

3 - No que respeita às actividades científicas, a professora Maria Manuela Ferreira Marques Rocha manteve igualmente um trabalho regular de investigação, do qual resultou a apresentação de cinco comunicações em encontros científicos e a publicação de cinco trabalhos em revistas ou obras colectivas. Trata-se, sem dúvida, de contribuições de qualidade, a que apenas poderá ser observado o facto de se restringirem a temas bastante afins dos abordados na dissertação de doutoramento. O arranque recente de um novo projecto de temática diferente sugere que esta limitação tenderá a ser superada nos próximos anos.

4 - No que respeita a outras actividades, é de sublinhar a presença da professora Maria Manuela Ferreira Marques Rocha em dois júris de doutoramento e o desempenho do cargo de vice-presidente do conselho pedagógico durante um mandato.

5 - Note-se também a assunção da coordenação de um projecto de investigação no final do período abrangido pelo relatório.

6 - Por tudo isto, sou de parecer que a professora Maria Manuela Ferreira Marques Rocha deverá ser provida definitivamente como professora auxiliar.

O Relator, Nuno João de Oliveira Valério.

Relatório a que se refere o n.º 2 do artigo 21.º dpublicado em anexo à Lei 19/80, de 16 de Julho

A Doutora Maria Manuela Ferreira Marques Rocha apresentou o seu relatório de actividades pedagógicas e científicas relativas ao último quinquénio da sua actividade como professora auxiliar do ISEG. Desse relatório destacamos o seguinte:

a) Uma intensa actividade docente (bem classificada pelos alunos) em duas disciplinas da licenciatura em Economia do ISEG (História Económica e Social 1 e História Económica e Social 2) leccionando quer aulas teóricas quer aulas práticas e tendo sido responsável vários anos de qualquer das duas disciplinas em causa;

b) Um número muito apreciável de publicações, com realce para:

Três em revistas como referee (a que acresce um outro trabalho já aceite para publicação numa revista do mesmo tipo);

Dois em obras colectivas (a que acresce um outro já aceite para publicação);

Dois em documentos de trabalho do Gabinete de História Económica e Social;

c) A participação em dois júris de doutoramento;

d) Participação em dois projectos de investigação colectiva, sendo coordenadora de um deles;

e) A participação regular e activa em conferências, colóquios e seminários em número significativo quer no País quer no estrangeiro;

f) A participação em órgãos de gestão, nomeadamente como vice-presidente do conselho pedagógico e como directora do Gabinete de História Económica e Social.

Trata-se pois de um currículo de inegável mérito e equilibrado onde a ausência de orientações de mestrado e doutoramento (exigência, alías, discutível em relação a professor auxiliar) me parece um factor de pouca importância sobretudo face ao não funcionamento nos últimos anos do mestrado na sua área de especialização e o seu pouco peso no contexto da escola.

Por todas estas razões, sou de parecer que a actividade exercida pela Doutora Maria Manuela Ferreira Marques Rocha justifica plenamente a sua nomeação definitiva como professora auxiliar do Departamento de Ciências Sociais.

A Relatora, Ana Bela Ferreira Macias Nunes.

15 de Fevereiro de 2002. - O Presidente do Conselho Directivo, António Mendonça.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1986832.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1980-07-16 - Lei 19/80 - Assembleia da República

    Alteração, por ratificação, do Decreto-Lei n.º 448/79, de 13 de Novembro (aprova o Estatuto da Carreira Docente Universitária).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda