Despacho 4616/2002 (2.ª série). - Por despacho do presidente do conselho directivo do Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade Técnica de Lisboa, de 24 de Julho de 2001, proferido por delegação do reitor da mesma Universidade de 8 de Fevereiro de 2001:
Maria Cândida Rodrigues Ferreira, professora auxiliar de nomeação provisória, além do quadro, deste Instituto - nomeada definitivamente, por conveniência urgente de serviço, para as funções de professora auxiliar, além do quadro, do mesmo Instituto, com efeitos a partir de 25 de Julho de 2001. (Não carece de fiscalização prévia do Tribunal de Contas.)
Relatório a que se refere o n.º 2 do artigo 21.º dpublicado em anexo à Lei 19/80, de 16 de Julho
Compete-me emitir um dos pareceres sobre o relatório de actividades pedagógicas e científicas da Prof.ª Doutora Maria Cândida Rodrigues Ferreira, com vista à sua nomeação definitiva como professora auxiliar.
Analisada a documentação enviada pelo presidente do Departamento de Economia, verifiquei que a docente em apreciação desenvolveu actividades relevantes durante o período a que se refere o relatório.
Assim, no que respeita a actividade docente leccionou disciplinas de Macroeconomia, Microeconomia e Economia Monetária nas licenciaturas de Economia do ISEG e na Universidade Católica de Moçambique.
Quanto a actividade científica, realizou investigação que justificou a apresentação de comunicações em conferências e seminários e algumas publicações.
Participou, também, num júri de mestrado.
Quanto aos aspectos pedagógicos, frequentou dois cursos de formação na Reitoria da UTL e o signatário, na qualidade de responsável pela disciplina de Economia Monetária em 2000-2001, pode atestar o seu excelente desempenho.
Nestes termos sou de parecer favorável à nomeação definitiva da Prof.ª Doutora Maria Cândida Rodrigues Ferreira como professora auxiliar.
O Relator, José Martins Barata.
Relatório a que se refere o n.º 2 do artigo 21.º do publicação em anexo à Lei 19/80, de 16 de Julho
A Doutora Maria Cândida Rodrigues Ferreira apresentou o seu relatório de actividades pedagógicas e científicas referentes ao último quinquénio. São de relevar os seguintes pontos:
1) Intensa actividade docente, repartida por cinco disciplinas do ISEG e duas da Universidade Católica de Moçambique;
2) Uma publicação em working paper do Departamento de Economia e quatro papers submetidos para conferências de elevado nível;
3) Frequência de diversos cursos de verão do ISEG;
4) Designação para participação num júri de doutoramento.
A apreciação que fazemos do currículo da Doutora Maria Cândida Rodrigues Ferreira identifica pontos fortes e pontos fracos: dos pontos fortes destacamos a grande actividade docente, a cooperação em condições difíceis com Moçambique (e que é de manifesto interesse para o ISEG) e a participação em conferências de elevado nível académico.
Os pontos mais factos têm a ver como o reduzido número de publicações e com a não participação em orgãos de gestão (tendo sido apenas membro do senado até 1998).
Pesem embora estes aspectos menos positivos, somos de parecer que os pontos fortes do currículo justificam plenamente a nomeação definitiva da Doutora Maria Cândida Rodrigues Ferreira como professora auxiliar do Departamento de Economia.
O Relator, João Martins Ferreira do Amaral.
15 de Fevereiro de 2002. - O Presidente do Conselho Directivo, António Mendonça.