Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 98/2002, de 28 de Fevereiro

Partilhar:

Texto do documento

Louvor 98/2002. - Por proposta do comandante-geral da Guarda Nacional Republicana, louvo o tenente-coronel de infantaria (690466) Joaquim Acácio Braga da Costa pela forma como, ao longo de mais de 32 anos, serviu a Guarda Nacional Republicana, num testemunho cabal das excepcionais qualidades de trabalho que possui, de dedicação, competência e inexcedível zelo.

Nos seus primeiros anos na instituição, como oficial de transmissões, instrutor e outras missões de comando e chefia, a sua extrema abnegação, as suas firmeza e verticalidade, o apurado sentido do dever que patenteia fizeram-se sentir de forma marcante, sendo notáveis a eficácia e o dinamismo que lograva imprimir às funções confiadas, jamais descurando a formação e a instrução dos seus subordinados e a sua operacionalidade, no propósito de tirar o máximo rendimento dos meios postos à sua disposição. Foi nesse circunstancialismo que, na qualidade de instrutor no estabelecimento de ensino da Guarda durante cerca de 15 meses, denotando espírito vivaz, persistência e total disponibilidade, se distinguiu pela forma abalizada por que transmitia os seus conhecimentos a formandos e instruendos, como ainda pela intervenção eminentemente válida na melhoria das áreas funcionais em que lhe foi requerido que colaborasse.

Mais tarde, como comandante do Grupo Territorial de Braga, evidenciou uma vez mais o elevado espírito de missão que o caracteriza, as suas vastas aptidões técnico-profissionais e o invulgar sentido de responsabilidades que lhe é próprio, assumindo o comando directo dos seus homens em situações de conflito, como nos casos de alteração da ordem pública, num alarde de coragem, sentido de iniciativa e grande espírito de sacrifício. Nesse contexto, emergiram os excelentes atributos de chefe que possui, mediante os quais garantiu a solução de conjunturas complexas e delicadas, algumas de significativos risco e tensão, em actuações de mérito que, frequentemente, obtiveram merecido reconhecimento público.

Nos derradeiros anos, primeiro nas funções de chefe da Secção de Operações da 3.ª Repartição do Comando-Geral da instituição, depois nas de chefe da Secção de Operações e Informações da Brigada n.º 4 e, por fim, nas de chefe do Estado-Maior desta última unidade, continuaram bem presentes a determinação, as qualidades de organizador e a sua vincada visão do dever, ao permitirem-lhe que ultrapassasse com êxito todas as dificuldades que tais cargos propunham, por tudo se tendo cotado como óptimo colaborador do comando de que em cada caso dependia.

Possuidor de boa formação profissional e militar, de elevada integridade de carácter e lealdade, dedicou o tenente-coronel Braga da Costa, inteiramente, os seus muitos méritos aos altos interesses da Guarda Nacional Republicana em carreira longa e brilhante, prestando-lhe serviços que a prestigiaram e lhe conferiram honra e lustre, bem merecendo, por isso, que tais serviços sejam considerados relevantes e extremamente meritórios.

15 de Fevereiro de 2002. - O Ministro da Administração Interna, Henrique Nuno Pires Severiano Teixeira.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1986429.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda