A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução 251/81, de 10 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Autoriza a permuta das parcelas de terreno entre a Administração dos Portos do Douro e Leixões e a Câmara Municipal de Matosinhos e aprova a respectiva minuta de escritura pública.

Texto do documento

Resolução 251/81
1 - Os bens imóveis devidamente desafectados do domínio público do Estado e afectos às administrações portuárias podem ser alienados por troca, nos termos do artigo 2.º do Decreto-Lei 39083, de 17 de Janeiro de 1953.

Os §§ 2.º e 3.º do citado artigo estabelecem que a permuta e a respectiva minuta de escritura pública carecem, respectivamente, de autorização e aprovação do Conselho de Ministros quando o valor seja superior a 400000$00.

2 - A Portaria 180/70, de 8 de Abril, dos Ministérios das Finanças e do Plano e das Comunicações, desafectou do domínio público do Estado o antigo leito do ramal ferroviário que ligava Matosinhos à Senhora da Hora e São Gens, integrando-o no domínio privado da APDL.

Por escritura pública de 31 de Dezembro de 1979, visada pelo Tribunal de Contas em 18 de Janeiro de 1980, a APDL trocou várias parcelas de terreno suas por outras parcelas de terreno pertencentes à Câmara Municipal de Matosinhos.

As parcelas cedidas pela APDL integravam-se no terreno desafectado do domínio público pela Portaria 180/70 e o seu valor é de 2161960$00. O valor dos terrenos dados em troca pela Câmara Municipal de Matosinhos é de 2131200$00, pelo que a APDL pagou tornas no valor de 69200$00.

3 - A Câmara Municipal de Matosinhos pretendeu registar a seu favor as parcelas que adquiriu à APDL, mas viu-se na impossibilidade de o fazer, visto que ainda não foram cumpridas as formalidades previstas nos §§ 2.º e 3.º do artigo 2.º do Decreto-Lei 39083.

Nestes termos, considerando a necessidade de que o contrato produza os seus efeitos jurídicos, nomeadamente no que respeita ao registo:

O Conselho de Ministros, reunido em 15 de Outubro de 1981, resolveu, ao abrigo dos §§ 2.º e 3.º do artigo 2.º do Decreto-Lei 39083, de 17 de Janeiro de 1953, autorizar a permuta das parcelas de terreno, indicadas na planta anexa, entre a Administração dos Portos do Douro e Leixões e a Câmara Municipal de Matosinhos e aprovar a respectiva minuta de escritura pública.

Presidência do Conselho de Ministros, 15 de Outubro de 1981. - O Primeiro-Ministro, Francisco José Pereira Pinto Balsemão.


(ver documento original)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/198267.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1953-01-17 - Decreto-Lei 39083 - Ministério das Comunicações - Gabinete do Ministro

    Estabelece as regras uniformes a que deve obedecer a transferência dos bens imóveis do domínio público do Estado afectos às administrações portuárias.

  • Tem documento Em vigor 1970-04-08 - Portaria 180/70 - Ministérios das Finanças e das Comunicações

    Manda desafectar do domínio público do Estado um terreno situado no concelho de Matosinhos e antigo leito do ramal ferroviário de ligação da freguesia do mesmo nome à Senhora da Hora e S. Gens.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda