Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 55/2002, de 1 de Fevereiro

Partilhar:

Texto do documento

Louvor 55/2002. - O Prof. Doutor Adelino Augusto de Abreu Fernandes Marques, director do serviço de nefrologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra, atingiu o limite de idade em 5 de Dezembro de 2001.

A sua actividade profissional passou pela carreira académica, onde, após doutoramento, em 1970, e agregação, em 1979, atingiu a categoria de professor catedrático, em 1982, regendo as disciplinas de Propedêutica Médica e Semiótica Laboratorial em 1974 e 1975 e as de Nefrologia e de Ética e Deontologia desde 1975.

Assistente hospitalar desde 1960, ascendeu a chefe de serviço de nefrologia em 1975, passando a director do serviço de nefrologia em 1976, data da sua criação.

Foi de 1990 a 1997 presidente da Comissão de Ética para a Saúde e sócio fundador do Centro de Estudos da Bioética.

Na Ordem dos Médicos, foi presidente do conselho disciplinar regional do centro, membro da comissão de redacção do código deontológico da Ordem dos Médicos, membro do conselho regional do centro (1974-1976 e 1978-1980), presidente do Conselho Nacional de Ética e Deontologia e presidente do colégio de especialidade de nefrologia.

Exerceu a presidência da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, de 1988 a 1991, e da Sociedade Portuguesa de Climatologia e Hidrologia Médicas, de 1977 a 1982, para além da presidência da Internacional Society of Hydrology, entre 1980 e 1982.

Ao nível internacional, destacam-se as acções como investigador da Associação Claude-Bernard da Assistência Pública de Paris e como assistente estrangeiro da Faculdade de Medicina de Paris.

Como nefrologista de reconhecido mérito, presidiu, entre 1990 a 1993 à Comissão Nacional de Diálise e Transplantação e desde essa data manteve a presidência da Comissão Nacional de Diálise e do Conselho Nacional de Diálise, órgãos de nomeação ministerial com funções consultivas. No desempenho destas actividades, sempre realçou o seu empenho, sentido do dever e responsabilidade, aliados a um conhecimento técnico-científico sempre reconhecido pelos seus pares.

São de igual modo de destacar as suas qualidades humanas e éticas, atestadas por aqueles com quem foi partilhando a sua vida profissional, as quais, conjugadas com a sua actuação e dedicação, constituem os elementos caracterizadores do seu percurso profissional.

Pelas razões aduzidas, considera-se que o Prof. Doutor Adelino Marques é merecedor do louvor com o qual decidi distingui-lo.

15 de Janeiro de 2002. - O Ministro da Saúde, António Fernando Correia de Campos.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1975855.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda