Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 96/2002, de 24 de Janeiro

Partilhar:

Texto do documento

Portaria 96/2002 (2.ª série). - Louvo o coronel de infantaria Américo das Dores Moreira pela forma notável, muito empenhada e responsável como desempenhou cargos dirigentes na Direcção-Geral de Política de Defesa Nacional desde 5 de Janeiro de 1993, primeiro, como chefe da Divisão de Estudos Estratégicos e Militares e, depois, como director do Departamento de Planeamento Estratégico de Defesa.

Oficial de elevadas qualidades pessoais e profissionais, possuidor de sólida formação militar, demonstrou no desempenho do seu cargo uma permanente disponibilidade, espírito de missão e um profundo sentido do dever, a que aliou um vasto conhecimento dos problemas da defesa nacional, nomeadamente ao nível da conceptualização estratégica, de que são exemplo os estudos por si coordenados sobre projectos de conceito estratégico de defesa nacional.

Releve-se igualmente a sua acção no domínio do planeamento de forças, seja ao nível nacional seja ao nível OTAN, sendo particularmente notável a sua colaboração na implementação do "ciclo bienal de planeamento de forças".

Tendo acompanhado, desde o seu início, o processo de constituição e consolidação das euroforças, a sua acção esclarecida e equilibrada constituiu um factor de dignificação da presença portuguesa nestas forças multinacionais.

Também, ao nível da política de exercícios, área fundamental para a preparação das nossas forças armadas e das estruturas nacionais, civis e militares, a sua participação foi fundamental para o sucesso das respostas nacionais.

Do desempenho das suas funções resultou, portanto, uma evidente mais-valia para a Direcção-Geral de Política de Defesa Nacional e, consequentemente, para o próprio Ministério da Defesa Nacional, pelo que se me afigura de inteira justiça reconhecer publicamente as excelentes qualidades pessoais e profissionais demonstradas pelo coronel de infantaria Américo das Dores Moreira e qualificar os serviços por si prestados na Direcção-Geral de Política de Defesa Nacional como extraordinários, relevantes e muito distintos, dos quais resultou lustre e honra para as Forças Armadas, a defesa nacional e o País.

Assim:

Manda o Ministro da Defesa Nacional, nos termos do artigo 22.º, do n.º 1 do artigo 62.º e do n.º 3 do artigo 67.º do Regulamento da Medalha Militar, aprovado pelo Decreto-Lei 566/71, de 20 de Dezembro, condecorar com a medalha de ouro de serviços distintos o coronel de infantaria Américo das Dores Moreira.

9 de Janeiro de 2002. - O Ministro da Defesa Nacional, Rui Eduardo Ferreira Rodrigues Pena.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1972404.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda