Louvor 37/2002. - Louvo o tenente-coronel de artilharia NIM 19051684, Carlos Manuel Coutinho Rodrigues, pela forma competente e eficaz como desempenhou, desde 1 de Outubro de 1998 e ao longo de quase três anos, as delicadas e importantes funções de ajudante de campo do Presidente da República e como tem desempenhado, desde 9 de Março de 2001, as complexas funções de assessor para o Exército, da Casa Militar da Presidência da República.
Dotado de apurado espírito de bem servir e evidenciando as suas qualidades militares, de que destaco a lealdade, o carácter e o sentido do dever, tem demonstrado, quer no serviço diário quer nas deslocações no País e ao estrangeiro, acompanhando o Chefe do Estado, a sua competência e profissionalismo, dignificando com a sua atitude o Exército e as Forças Armadas.
Oficial de boa cultura geral e militar tem elaborado diversos trabalhos, em particular na área dos assuntos relacionados com as organizações internacionais e com a intervenção das nossas Forças Armadas em apoio de política externa do Estado, que se têm traduzido em pareceres e propostas de grande utilidade que, em tempo oportuno, têm servido de apoio às decisões do comandante supremo das Forças Armadas.
Militar muito educado e cultivando em elevado grau as virtudes militares, tem conseguido criar um ambiente cordial e adequado às relações de trabalho que se desenvolvem na Presidência da República, ao mesmo tempo que enfrenta com frontalidade e espírito de missão todas as tarefas que realiza, o que constitui garantia para poder ocupar cargos da mais elevada responsabilidade.
As qualidades referidas, aliadas à sua disponibilidade permanente e à sua elevada capacidade de trabalho, tornam muito grato ao Presidente da República reconhecer publicamente o desempenho do tenente-coronel Coutinho Rodrigues, considerando os serviços por si prestados como extraordinários, relevantes e distintos, dos quais resulta honra e lustre para o Exército e para a instituição militar.
7 de Janeiro de 2002. - O Presidente da República, Jorge Sampaio.