Louvor 17/2002. - Louvo o coronel pilav NIP 000226-H, José Pedro Mendes Arnaut Monroy, pela forma altamente eficiente, empenhada e muito dedicada como, ao longo de cerca de sete anos, desempenhou as funções de assessor do Instituto de Defesa Nacional, denotando sempre grande interesse e notável espírito de bem servir.
Adstrito à área de estudo e investigação militar, o coronel Arnaut Monroy, oficial de vasta experiência e conhecimento com especial apetência para as questões OTAN, desenvolveu nesta área um acompanhamento constante da evolução da sua organização e do seu conceito estratégico.
Coordenou, de forma ponderada e responsável, a área de estudo e investigação a que pertence e nessa qualidade participou em diferentes actividades relacionadas com o curso de Defesa Nacional, como conferencista, coordenador de conferências, grupos de trabalho e orientação de trabalhos de investigação individual.
Merece ainda destaque a sua participação noutras actividades, nomeadamente como conferencista dos cursos de Estudos sobre Segurança e Defesa, como formador nos cursos de formação para a Cidadania e como director e conferencista dos Estágios de Estado-Maior conjuntos e a participação em reuniões e simpósios internacionais, bem como a coordenação e moderação de seminários com destaque para "Portugal e as operações de paz na Bósnia" e "A prestação do serviço militar".
Oficial dotado de forte personalidade e convicções, apresentando sempre os seus pontos de vista com grande frontalidade, o coronel Arnaut Monroy serviu sempre com lealdade e elevado espírito de camaradagem, aliás de acordo com a sua sólida estatura moral. É, assim, com mágoa que, por motivos imponderáveis da sua vida familiar e por sua vontade, o vemos partir, devendo os serviços por si prestados ao Instituto de Defesa Nacional e ao País serem considerados como relevantes, de elevado mérito e de utilidade pública.
30 de Novembro de 2001. - O Director, José Eduardo Garcia Leandro, tenente-general.