Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução 140/82, de 21 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Autoriza o Ministro de Estado e das Finanças e do Plano a celebrar com o Banco Europeu de Investimentos e a ANA - Aeroportos e Navegação Aérea, E. P., uma adenda através da qual a República Portuguesa assumirá os direitos e obrigações da Ana, E. P., no contrato de empréstimo celebrado em 2 de Agosto de 1979.

Texto do documento

Resolução 140/82
Considerando que, no âmbito do Protocolo Financeiro entre o Governo Português e a Comunidade Económica Europeia de 20 de Setembro de 1976, a ANA - Aeroportos e Navegação Aérea, E. P., celebrou em 2 de Agosto de 1979 um empréstimo no montante equivalente a 11 milhões de ECUS (unidades de conta europeia) com o Banco Europeu de Investimentos, destinado a financiar as obras de melhoramentos de segurança de utilização do Aeroporto de Santa Catarina, na Região Autónoma da Madeira, avalizado pelo Estado ao abrigo da Resolução 217/79, de 27 de Junho.

Considerando que pelo Decreto-Lei 337/82, de 20 de Agosto, e ao abrigo da Lei 66/77, de 2 de Setembro, foi autorizada a transferência para o Estado dos direitos e obrigações que a ANA - Aeroportos e Navegação Aérea, E. P., tinha assumido junto do Banco Europeu de Investimentos por força do contrato celebrado em 2 de Agosto de 1979:

O Conselho de Ministros para os Assuntos Económicos, reunido em 27 de Julho de 1982, resolveu autorizar o Ministro de Estado e das Finanças e do Plano a celebrar com o Banco Europeu de Investimentos e a ANA - Aeroportos e Navegação Aérea, E. P., uma adenda através da qual a República Portuguesa assumirá os direitos e obrigações da ANA - Aeroportos e Navegação Aérea, E. P., no contrato de empréstimo celebrado em 2 de Agosto de 1979, mantendo-se em vigor as condições financeiras do empréstimo facultado pelo Banco Europeu de Investimentos e constantes da ficha técnica anexa.

Presidência do Conselho de Ministros, 27 de Julho de 1982. - O Ministro de Estado e das Finanças e do Plano, João Maurício Fernandes Salgueiro.


Ficha técnica do empréstimo
Mutuante - Banco Europeu de Investimentos.
Mutuário - República Portuguesa, por transferência da posição contratual da ANA - Aeroportos e Navegação Aérea, E. P., no contrato de empréstimo celebrado em 2 de Agosto de 1979.

Finalidade - Financiamento das obras de melhoramento de segurança de utilização do Aeroporto de Santa Catarina e dos estudos de viabilidade técnica, económica e operacional com vista a um eventual aumento da capacidade deste Aeroporto.

Montante total - Contravalor de 11 milhões de ECUS.
Montante utilizado - Correspondente em várias moedas a 1296292 ECUS.
Montante por utilizar - 9703708 ECUS.
Moeda - Uma ou várias moedas dos países da Comunidade Económica Europeia e ou francos suíços e ou uma ou várias moedas convertíveis de outros países.

Prazo - 15 anos, a partir da data da assinatura do contrato de empréstimo entre a ANA - Aeroportos e Navegação Aérea, E. P., e o Banco Europeu de Investimentos (2 de Agosto de 1979).

Taxa de juro - 6,6% ao ano, depois de deduzida a bonificação de 3% atribuída pela Comissão das Comunidades.

Amortização - 24 semestralidades iguais de capital e juros, vencendo-se a primeira em 30 de Novembro de 1982.

Comissões - Comissão de reserva de crédito de 1% ao ano sobre os montantes não utilizados do empréstimo e até à data do seu desembolso.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/196768.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1977-09-02 - Lei 66/77 - Assembleia da República

    Autoriza o Governo, através do Ministério das Finanças, a celebrar com o Banco Europeu de Investimentos empréstimos e outras operações de crédito até ao montante de 200 milhões de unidades de conta europeia.

  • Tem documento Em vigor 1979-07-25 - Resolução 217/79 - Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Primeiro-Ministro

    Autoriza o Ministro das Finanças e do Plano a conceder o aval do Estado no montante de 11 milhões de unidades de conta europeia ao Banco Europeu de Investimentos destinados à empresa Aeroportos e Navegação Aérea (ANA).

  • Tem documento Em vigor 1982-08-20 - Decreto-Lei 337/82 - Ministério das Finanças e do Plano

    Transfere para o Estado direitos e obrigações assumidos pela ANA, E. P., perante o Banco Europeu de Investimentos (BEI) relativamente ao financiamento de obras de segurança no Aeroporto de Santa Catarina.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda