Louvor 7/2002. - No próximo mês de Janeiro passa à situação de aposentação o engenheiro agrónomo José Cardoso Soveral Dias, investigador-coordenador do Instituto Nacional de Investigação Agrária (INIA), após uma carreira profissional que se desenrolou ao longo de mais de quatro décadas, inicialmente em Angola e desde 1977 do INIA, como membro da comissão de gestão, e a partir de Novembro de 1978 como director do Laboratório Químico Agrícola Rebelo da Silva (LQARS), funções que vem desempenhando desde então.
O seu percurso científico desenvolveu-se nos domínios da fertilidade do solo, da nutrição mineral das plantas e das tecnologias de fertilização, com início em 1958, quando apresentou o estudo dos solos da Huíla, como relatório final do curso de engenheiro agrónomo, até ao programa de investigação sobre "A gestão do azoto nos ecossistemas agrícolas", que defendeu nas provas para investigador-coordenador, em 1999.
A atribuição, em 1993, do grau de comendador da Ordem de Mérito Agrícola, Comercial e Industrial consagrou publicamente o reconhecimento pelo seu trabalho científico. Porém, foi mais tarde que prestou o maior serviço à comunidade, quando se recusou a aceitar como facto consumado a extinção do LQARS, legalmente declarada, mantendo-se no seu posto e lutando com admirável tenacidade pela manutenção desta estrutura científica. Soube, nesta fase difícil, garantir a funcionalidade do LQARS e manter coesa uma equipa científica e técnica, cuja dimensão sustentou e cuja capacidade reforçou.
Pela sua carreira como investigador e como dirigente de uma unidade de ciência e de tecnologia do INIA, mas acima de tudo pela preservação daquele património de valor inestimável, é conferido ao investigador-coordenador José Cardoso Soveral Dias testemunho de louvor e de reconhecimento como prova do maior apreço pela sua dedicação e mérito.
11 de Dezembro de 2001. - O Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Luís Manuel Capoulas Santos.