Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 1062/2001, de 14 de Dezembro

Partilhar:

Texto do documento

Louvor 1062/2001. - O Prof. Doutor Armindo Rodrigues Filipe nasceu em Lisboa em 7 de Dezembro de 1931.

Licenciou-se em Medicina Veterinária pela Escola Superior de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa em 1967, doutorou-se em Ciências Veterinárias, na especialidade de Microbiologia, pela Universidade Técnica de Lisboa em 1981 e fez a agregação em 1988.

Foi investigador do Instituto de Higiene e Medicina Tropical de 1968 a 1979 e assistente eventual da Escola Superior de Medicina Veterinária de 1973 a 1974. Na Escola Nacional de Saúde Pública foi assistente de 1978 a 1981, professor auxiliar de Microbiologia Sanitária de 1981 a 1988 e professor associado de 1988 até optar pela exclusividade na carreira de investigação científica do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), onde é o mais antigo investigador-coordenador. Em 2000, foi eleito presidente do conselho científico do INSA.

Foi nomeado director do Centro de Estudos de Zoonoses de Águas de Moura em 1987, que passou a designar-se Centro de Estudos de Vectores e Doenças Infecciosas (CEVDI), acumulando com o cargo de assessor do Centro de Doenças Transmissíveis do INSA desde 1999 até a data da sua aposentação.

Representante português desde o início do programa European Network for Imported Viral Diseases, responsável pela vigilância das doenças virais importadas.

Dedicou-se sempre à virologia, sendo o único arbovirologista da Península Ibérica, reconhecido mundialmente como especialista nesta disciplina. Nesta qualidade, foi nomeado pelas instâncias governamentais, na altura, para liderar a equipa que promoveu, com êxito, o controlo da última epidemia de febre-amarela em Angola, particularmente em Luanda.

Autor de quase uma centena de trabalhos científicos em prestigiadas revistas, como Virology, Acta Virologica, The Lancet e Emerging Infectious Disease, entre outras.

Participou como convidado e como membro da organização em mais de uma centena de reuniões científicas. Como exemplo, é membro fundador da organização do Simpósio Ibérico sobre Garrapatas e Enfermedades Transmitidas (SISIET), reunião que já vai na 6.ª edição, que foi pensado pelo Doutor Armindo Filipe como uma maneira de aproximar os investigadores ibéricos que se dedicam a estudos neste domínio.

Foi júri e orientador de cerca de uma centena de licenciados e doutorados, tanto no País como no estrangeiro. Manifestou sempre uma abertura e apoio indiscutíveis para permitir aos mais jovens seguirem uma carreira de investigação.

Possuidor de uma personalidade proba e determinada, concretizou com êxito vários projectos de investigação relacionados com o estudo dos arbovírus, vírus de febres hemorrágicas transmitidas por roedores, rickettsias e borrelias. Foi um espírito pioneiro e idealista no panorama científico português.

Soube criar as condições de trabalho adequadas ao desenvolvimento de uma equipa promissora em áreas, até então, pouco ou mesmo nada exploradas no contexto científico nacional. Formou o CEVDI, em Águas de Moura, conhecido e reconhecido internacionalmente não só pela sua dedicação e competência inexcedíveis do seu director mas também pela qualidade e quantidade de investigadores nacionais e estrangeiros que soube atrair.

Sempre lutou pela concretização de um saudável espírito de colaboração entre os clínicos hospitalares e os investigadores do laboratório, sem o qual não há verdadeiro progresso científico nas ciências biomédicas.

A sua dimensão de homem compreende muitas facetas e extravasa em muito o âmbito do investigador, convergindo interesses em áreas muito diversas como a da literatura, do coleccionismo e do modelismo.

Pelos altos serviços prestados ao País, pela elevada craveira com que desempenhou cargos de grande responsabilidade, pela imagem de competência e dignidade que deixou assinalada nas funções por si exercidas, é o Prof. Doutor Armindo Rodrigues Filipe credor do público louvor com que pretendo distingui-lo.

19 de Novembro de 2001. - O Ministro da Saúde, António Fernando Correia de Campos.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1961566.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda