Despacho (extracto) n.º 25 186/2001 (2.ª série). - Por despacho de 22 de Outubro de 2001 do vice-reitor da Universidade Nova de Lisboa, proferido por delegação de competências:
Doutor Mário Júlio Gonçalves Cordeiro - autorizado o contrato administrativo de provimento na categoria de professor auxiliar convidado da disciplina de Saúde Pública, a tempo parcial (30% de dois terços do escalão 1, índice 195), por conveniência urgente de serviço e em acumulação, a partir de 11 de Novembro de 2001, por um ano. (Isento de fiscalização prévia do Tribunal de Contas.)
Relatório a que se refere o n.º 3 do artigo 15.º dpublicado em anexo à Lei 19/80, de 16 de Julho
O Doutor Mário Júlio Gonçalves Cordeiro, após conclusão, com 16 valores, da licenciatura em Medicina na Universidade Clássica de Lisboa, em 1978, iniciou a carreira hospitalar no serviço de pediatria do Hospital de Santa Maria, tendo terminado em provas públicas com alta classificação (1.º lugar - 19,2 valores) o respectivo internato complementar.
Em 1988 obteve o 1.º lugar em concurso, também de provas públicas, de provimento de vaga de assistente hospitalar do quadro da Direcção-Geral dos Cuidados de Saúde Primários.
Ao longo da sua brilhante carreira tem dedicado especial atenção aos problemas da pediatria social e pediatria comunitária, assumindo um papel de verdadeira liderança em reuniões e organismos em prol do bem-estar e segurança da criança integrada no seu meio. A este propósito convém referir que, ainda no âmbito do internato complementar, realizou no Reino Unico, em 1986 e 1987, um estágio de pediatria comunitária, concluído com as mais elogiosas informações. Igualmente notório tem sido o seu papel no âmbito da Direcção-Geral da Saúde, da Comissão Nacional de Saúde da Mulher e da Criança e da Associação para a Promoção da Segurança Infantil.
Revelando grandes qualidades didácticas e propenção para a docência, foi, em 1989, convidado pelo Prof. Doutor Nuno Cordeiro Ferreira para ocupar as funções de assistente convidado de saúde materno-infantil, as quais têm sido desempenhadas ininterruptamente até à presente data.
No âmbito do ensino pós-graduado o seu protagonismo tem sido extraordinariamente activo, a avaliar pelos inúmeros convites para colaboração, nomeadamente em cursos de mestrado em Portugal e no estrangeiro.
É importante realçar o papel que o Doutor Mário Cordeiro tem desenvolvido na investigação no campo da pediatria comunitária e pediatria social, e que culminou com a dissertação de doutoramento, com a mais elevada classificação, defendida em 1996.
Com uma produção científica notável, é membro de numerosas sociedades e organizações científicas, foi presidente da European Society for Social Pediatrics e é actualmente membro do corpo editorial de diversas revistas nacionais e internacionais.
No seu curriculum vitae registam-se cerca de meia centena de publicações em livros e revistas nacionais e internacionais, tendo sido conferencista convidado em 37 reuniões no estrangeiro e em 111 no País.
Obteve nove bolsas de estudo para investigação.
Pelo brilhantismo das carreiras académica e hospitalar, pelas qualidades pedagógicas demonstradas e pelo testemunho dado no âmbito da investigação em pediatria social e comunitária, o Doutor Mário Cordeiro tem o perfil adequado para o exercício das funções de professor auxiliar convidado da disciplina de Saúde Pública da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, tendo o conselho científico, com base nos pareceres emitidos pelos Profs. Doutores Nuno Tornelli Cordeiro Ferreira, Maria Gertrudes Ferreira Gomes da Costa e João Manuel das Neves Videira Amaral, na sua reunião de 18 de Julho de 2001, deliberado, por unanimidade, aprovar o referido convite.
A Vice-Presidente do Conselho Científico, Maria da Graça Morais.
14 de Novembro de 2001. - O Director, António Manuel Bensabat Rendas.