Louvor 1037/2001. - Louvo, por proposta do coordenador do Conselho Consultivo para a Formação das Forças e Serviços de Segurança, o capitão de infantaria Silvestre José Oliveira Machado, destacado da Guarda Nacional Republicana, pela forma exemplar e empenhada como, ao longo dos cerca de três anos e meio em que se encontra a prestar serviço no Ministério da Administração Interna, tem levado a efeito todas as actividades que lhe têm sido confiadas, confirmando-se como um oficial de inegáveis qualidades humanas e profissionais.
Colaborando inicialmente na Autoridade Coordenadora de Segurança da EXPO 98, desempenhando funções de coordenador operacional, desenvolveu trabalho dedicado e competente, constituindo ajuda preciosa para o bom desenrolar das operações necessárias ao funcionamento da Exposição.
Passando posteriormente a integrar a equipa que desenvolve o Programa de Formação a Distância das Forças de Segurança, no âmbito do Conselho Consultivo para a Formação das Forças e Serviços de Segurança, deste Ministério, mais uma vez o capitão Machado tem revelado ser um oficial de grande lealdade, firmeza de carácter e alto sentido da responsabilidade. De uma indiscutível competência profissional e elevadas qualidades como formador, a sua acção muito tem contribuído para o êxito daquele Programa de Formação, através de fértil criatividade e de um relacionamento fácil e adequado, revelador da sua sólida formação moral.
Oficial possuidor de uma vincada personalidade e de uma salutar frontalidade, pautando a sua conduta por um elevado sentido ético e espírito de missão, o capitão Silvestre Machado tem granjeado reconhecimento generalizado e contribuído para o prestígio da instituição que tão dedicadamente vem servindo, tornando-o digno de os serviços por si prestados serem considerados extraordinariamente importantes e distintos.
7 de Novembro de 2001. - O Secretário de Estado da Administração Interna, Rui Carlos Pereira.