Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho (extracto) 7031/2001, de 17 de Setembro

Partilhar:

Texto do documento

Despacho (extracto) n.º 7031/2001 (2.ª série) - AP. - Por despacho do Ministro da Saúde de 1 de Agosto de 2001:

Licenciado Francisco Henrique Moura George - nomeado para o cargo de subdirector-geral da Saúde, cujo currículo se anexa.

17 de Agosto de 2001. - A Secretária-Geral, Maria de Aires Aleluia.

Curriculum vitae

Francisco Henrique Moura George, nascido em 21 de Outubro de 1947, em Lisboa.

Chefe de serviço de saúde pública (colocado na Sub-Região de Saúde de Beja).

1973 - licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa (distinção).

1976-1980 - delegado de Saúde no concelho de Cuba (distrito de Beja).

1980-1991 - consultor em missões da OMS que tiveram lugar em Pequim, Xangai, Brazzaville, Genebra, Rio de Janeiro, Maputo, Praia, São Tomé, Luanda, Bissau, Bamako, Antananarivo, Maseru e Lusaka.

Na qualidade de funcionário da OMS, foi designado:

1980 - chefe do Projecto OMS de Desenvolvimento dos Serviços de Saúde, na República da Guiné-Bissau;

1986 - representante da OMS na República da Guiné-Bissau;

1990 - epidemiologista do Programa Mundial de Luta Contra a SIDA da OMS. Responsável pela coordenação deste Programa na África Austral. Chefe-adjunto da Sub-Região III (que integra 16 países) em Harare (Zimbabwe);

1991 - ao fim de mais de 11 anos, terminou em Dezembro, a seu pedido, o contrato de funcionário superior que o vinculou à OMS deste Outubro de 1980.

1992-1999 - regressou ao serviço em Portugal, após licença de longa duração, para desempenhar funções no Centro de Saúde de Beja.

Nomeado, após concurso de provas públicas, chefe de serviço de saúde pública (1992).

Consultor da OMS, na qualidade de epidemiologista, nos trabalhos de apoio à Rede Latino-Americana do Estudo Multicêntrico sobre a Automedicação (Rio de Janeiro).

Nomeado autoridade de saúde, primeiro ao nível concelhio (delegado concelhio de saúde de Beja) e depois adjunto do delegado regional de Saúde do Alentejo para a Sub-Região de Saúde de Beja.

Participou, em representação de Portugal, na reunião de peritos no domínio da saúde/VIH/SIDA da União Europeia (Bruxelas, Setembro de 1998).

2000-2001 - coordenador da Divisão de Saúde Ambiental da Direcção-Geral de Saúde.

Representante de Portugal no Comité de Doenças Relacionadas com a Poluição (União Europeia).

Actividades de investigação - dos trabalhos de investigação em saúde pública que desenhou/coordenou, são de realçar os realizados nos domínios de novos indicadores de saúde, das infecções VIH1/VIH2/SIDA, das grandes endemias tropicais e dos estudos epidemiológicos das doenças músculo-esqueléticas.

Trabalhos publicados e apresentados - autor do Guia de Clínica Médica, destinado a ser utilizado nos países africanos de língua oficial portuguesa, publicado pela Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Maio de 1983).

Além de outras comunicações e publicações, é de destacar, pela originalidade, a comunicação que apresentou nas IV Jornadas Luso-Espanholas de Genética (Setembro de 1979), intitulada "Braquidactilia Hereditária com Anoníquia", em colaboração com Heloísa Santos e Reis Ferreira (publicada no vol. 3, n.º 2, p. 147, 1981, da Acta Médica Portuguesa).

Associações científicas - Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública e Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1937840.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda