Louvor 916/2001. - Louvo o major de infantaria, NIM 12274484, Antóno Jorge Pinho de Oliveira pela forma como desempenhou as funções de oficial de operações do Agrupamento ECHO, na fase de aprontamento e sobretudo durante a operação "Joint Force"/SFORII.
Oficial com experiência em armas combinadas, rapidamente desenvolveu o plano de aprontamento da unidade, conseguindo, em tempo reduzido, o seu redireccionamento para o novo teatro de operações, conferindo importantes conhecimentos aos quadros e tropas. No teatro de operações, planeou toda a actividade operacional, apresentando propostas concisas, oportunas e completas, materializadas em ordens claras que muito contribuíram para a execução plena das tarefas atribuídas à Reserva Operacional Terrestre. De salientar a sua acção decisiva na operação Athena como comandante do destacamento num período de crise e tensão, dando o exemplo de serenidade e facilitando a ligação entre o comando da unidade e o escalão superior, de forma a garantir permanentemente a segurança das nossas tropas.
Pelo conjunto de qualidades e virtudes militares reveladas, granjeou o major Pinho de Oliveira o respeito de todos os que com ele serviram, devendo os serviços por si prestados ser considerados relevantes e de elevado mérito.
26 de Julho de 2001. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Manuel José Alvarenga de Sousa Santos, general.