Louvor 915/2001. - Louvo o major de artilharia, NIM 00267186, José Carlos Levy Varela Benrós pela forma competente como desempenhou as funções de oficial de logística do Agrupamento ECHO, na fase de aprontamento e sobretudo durante a operação "Joint Force"/SFORII.
Oficial com vasta experiência no âmbito logístico, desenvolveu contactos com os órgãos superiores e unidades vizinhas por forma a reunir todo o material destinado ao aprontamento da unidade, conseguindo, em tempo reduzido, criar as NEP necessárias à rendição da força. No teatro de operações, planeou toda a actividade de sustentação do Agrupamento, com ênfase para o controlo das cargas e planeamento dos voos, apresentando propostas concisas, oportunas e completas, materializadas em directivas claras que muito contribuíram para a execução plena das tarefas operacionais da Reserva Operacional Terrestre. De salientar a sua participação na Conferência Logística da SFOR, em que representou a sua unidade no seio dos outros contingentes, bem como a implementação do PX e a forma como efectivou a transferência do paiol de munições de Mostar para Rajlovac, conferindo maior capacidade de resposta operacional ao Agrupamento.
Pelo conjunto de qualidades e virtudes militares mencionadas, granjeou o major Varela Benrós o respeito e estima de todos que com ele serviram, devendo os serviços por si prestados ser considerados importantes e de elevado mérito.
26 de Julho de 2001. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Manuel José Alvarenga de Sousa Santos, general.