Louvor 899/2001. - Louvo o tenente-coronel de infantaria, NIM 07566872, Joaquim Manuel Carreto Cuba pela foram competente como, ao longo de cerca de dois anos, tem vindo a desempenhar funções na Secção de Dados de Situação do Centro de Operações Conjunto (CO) e de chefe da Repartição de Operações do Quartel-General Conjunto (QGC).
Tirando proveito da sua larga experiência operacional, sólidos conhecimentos da doutrina e procedimentos de emprego, bem como as características dos diferentes teatros de operações onde estão destacadas forças nacionais, revelou nesta área todas as suas capacidades, sendo de realçar a profundidade e o rigor colocados na análise e avaliação das diversas situações operacionais e dos muitos documentos recebidos dos Balcãs e Timor, que lhe permitiram elaborar trabalho de qualidade, em apoio às decisões operacionais do general Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, bem como em excelentes intervenções nos briefings do Centro de Operações Conjunto, fruto de estudo aturado, capacidade de síntese e objectividade. Merecem ainda relevo os seus conhecimentos de informática, adquiridos voluntária e entusiasticamente, e a consequente contribuição no apoio e motivação do restante pessoal para uma utilização eficaz das modernas capacidades de processamento automático de dados recentemente instaladas na nova sala de operações.
Para além das qualidades profissionais referidas, o tenente-coronel Carreto Cuba revelou ser um militar muito disciplinado, correcto e leal, possuidor de elevado sentido do dever, merecendo os seus serviços ser considerados muito importantes e de elevado mérito.
18 de Julho de 2001. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Manuel José Alvarenga de Sousa Santos, general.