Louvor 879/2001. - Louvo o major-general do Exército Rui Manuel da Fonseca Rodrigues, pela forma dedicada, desinteressada e muito competente como desempenhou as funções de consultor no meu Gabinete.
Oficial possuidor de elevada experiência profissional, demonstrou o seu excepcional espírito de servir, a par das excelentes qualidades pessoais e profissionais, que ao longo da sua carreira militar sempre sobressaíram.
O major-general Fonseca Rodrigues colaborou, em especial, na área da legislação ligada à regulamentação da Lei do Serviço Militar e no Livro Branco da Defesa Nacional, onde os seus préstimos foram de grande valor e o seu desempenho muito eficaz.
No âmbito do Livro Branco da Defesa Nacional, foi valioso o seu trabalho de direcção, de auscultação, de análise das questões mais pertinentes e da síntese que foi necessário fazer de todos os contributos que foram solicitados e se reuniram neste Gabinete.
No procedimento legislativo da Lei de Programação Militar, o seu conselho foi também muito importante e esclarecedor, demonstrando o maior bom senso e equilíbrio.
Destaco ainda o relacionamento afável e a sua predisposição para colaborar em todos os assuntos que lhe foram colocados pelo meu Gabinete, dando mostras do mais elevado profissionalismo na abordagem que fez a todas as questões e trabalhos que lhe foram solicitados.
Por tudo isso é grato ao Ministro da Defesa Nacional reconhecer publicamente no major-general Fonseca Rodrigues um excelente colaborador da sua acção governativa e considerar, com inteira justiça, os serviços por si prestados como extraordinários e de grande mérito, que dão honra e lustre às Forças Armadas, à Defesa Nacional e ao País.
24 de Julho de 2001. - O Ministro da Defesa Nacional, Rui Eduardo Ferreira Rodrigues Pena.