Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 13147/2001, de 26 de Junho

Partilhar:

Texto do documento

Despacho 13 147/2001 (2.ª série). - Por despacho de 28 de Maio de 2001 do vice-reitor da Universidade de Coimbra, proferido por delegação de competências (Diário da República, 2.ª série, n.º 13, de 16 de Janeiro de 2001):

Doutora Jacinta Maria Cunha da Rosa Matos, professora auxiliar da Faculdade de Letras desta Universidade - nomeada definitivamente na mesma categoria, com efeitos reportados a 25 de Abril de 2001. (Não carece de verificação prévia do Tribunal de Contas.)

Relatório do conselho científico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra sobre a nomeação definitiva da Doutora Jacinta Maria Cunha da Rosa Matos para professora auxiliar do 3.º grupo (Anglo-Americanos) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

A Doutora Jacinta Maria Cunha da Rosa Matos apresentou um relatório relativo à sua actividade como professora auxiliar desde 1996. Este relatório demonstra sem sombra para dúvidas que, durante o quinquénio em referência, a sua autora desempenhou com grande empenhamento e eficiência as funções de que esteve incumbida, tanto no plano da actividade pedagógica como no da actividade científica.

É patente, com efeito, a qualidade da investigação que a Doutora Jacinta Matos tem vindo a publicar no País e fora do País, a preocupação de constante actualização científica que revelam os seus trabalhos, o cuidado que põe na renovação dos programas das cadeiras leccionadas, o seu empenho na docência e na orientação de estudantes, a sua colaboração crescente com outras universidades nacionais e estrangeiras, designadamente no âmbito do Programa Erasmus/Sócrates, e a sua contribuição para o desenvolvimento da anglo-americanística portuguesa e a sua projecção além fronteiras. Merece ainda destaque o papel fundamental que a Doutora Jacinta Matos tem desempenhado na gestão do grupo de Estudos Anglo-Americanos nos últimos anos.

No que diz respeito à docência, a obtenção do grau de doutor em 1996 trouxe à candidata responsabilidades acrescidas no âmbito da pós-graduação. Do seminário que regeu no ano lectivo de 1998-1999, integrado no curso de mestrado em Estudos Ingleses, resultou a orientação de várias dissertações de mestrado, uma delas defendida já e aprovada com a nota máxima. Os programas de Literatura Inglesa que continua a leccionar na licenciatura são concebidos pela Doutora Jacinta Matos de molde a fornecer aos estudantes um enquadramento adequado na história e teoria literárias, seja no que respeita à questão dos movimentos literários ou a distinção entre narrativa ficcional e não ficcional e entre o literário e o não literário seja no respeitante à problemática da identidade no discurso colonial e pós-colonial. As mesmas preocupações informaram o módulo do seminário do ramo de Formação Educacional que a candidata regeu em 1996.

A actividade docente da Doutora Jacinta Matos está fortemente ancorada na sua investigação científica. Os vários artigos mencionados no seu curriculum vitae, publicados ora em português ora em inglês, tanto no País como no estrangeiro, preocupam-se em particular com temas e problemas teóricos da literatura de viagens, dos estudos pós-coloniais, dos estudos sobre a construção literária da identidade e da Nação. De um modo geral, todos os seus trabalhos publicados ou em vias de publicação foram primeiro sujeitos ao indispensável crivo do diálogo e aferição científicos mediante a apresentação em congressos da especialidade, designadamente nos encontros da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos, junto da qual, de resto, a Doutora Jacinta Matos tem desempenhado também funções directivas e de organização. Em vista da dificuldade em conseguir a publicação no nosso país de teses de doutoramento sobre matérias "estrangeiras", de realçar a publicação em 1999 da sua dissertação de doutoramento (Pelos Espaços da Pós-Modernidade: A Literatura de Viagens Inglesa da Segunda Grande Guerra à Década de Noventa, Porto, Afrontamento).

A par de uma intensa actividade docente e de investigação, a Doutora Jacinta Matos ostenta no seu curriculum vitae uma notável folha de serviços prestados ao grupo de Estudos Anglo-Americanos, à Faculdade de Letras e à Universidade de Coimbra, quer como directora do Instituto de Estudos Ingleses entre 1996 e 2000, quer como membro da comissão científica do GEAA e da coordenadora do conselho científico desde 1996 (tendo substituído de forma exemplar, no seu impedimento, os presidentes da comissão científica em 1999 e 2000), quer como membro da comissão de autoavaliação do GEAA em 1996-1997, quer, ainda, actualmente, como membro da comissão de planeamento estratégico da FLUC.

Por todas as razões expostas e em face do parecer formulado pelos dois professores para o efeito nomeados, nos termos do Estatuto da Carreira Docente Universitária, o conselho científico, em reunião de 5 de Abril de 2001, foi de parecer favorável a que a Doutora Jacinta Maria Cunha da Rosa Matos deva ser nomeada a título definitivo como professora auxiliar do 3.º grupo (Estudos Anglo-Americanos) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

20 de Abril de 2001. - O Presidente do Conselho Científico, António de Sousa Ribeiro.

14 de Março de 2001. - A Administradora, Margarida Isabel Mano Tavares Simões Lopes Marques de Almeida.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1913209.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda