A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Deliberação 861/2001, de 15 de Maio

Partilhar:

Texto do documento

Deliberação 861/2001. - O conselho de administração do INFARMED, na sua sessão de 30 de Janeiro de 2001, deliberou:

1 - Permitir, ao abrigo do artigo 4.º, n.º 2, do Decreto-Lei 101/94, de 19 de Abril, a inclusão na embalagem exterior dos medicamentos das seguintes menções, na medida em que as mesmas poderão ser úteis para a educação da saúde e desde que não revistam carácter publicitário:

a) "Distrituído por ..." - a figura do distribuidor encontra-se definida na lei como um dos intervenientes no circuito do medicamento, com um conjunto de responsabilidades que lhe estão cometidas por razões de saúde pública. Considera-se que o conhecimento da sua identidade pelo utente pode revestir utilidade para este último, e, nos casos em que o titular da AIM não esteja sediado no País, tal menção revestirá particular importância, na medida em que o distribuidor será a face visível e acessível perante o utente;

b) "Licenciado por ..." e "Sob licença de ..." - trata-se dos casos em que determinada entidade produz e ou distribui um medicamento ao abrigo de um contrato em que o titular da AIM e ou o titular da patente lhe concederam licença para o efeito.

Tal como acontece com o distribuidor nos casos em que o titular da AIM não se encontra sediado em Portugal, a empresa licenciada é, na maioria dos casos, a única face visível e acessível ao utente, a quem este poderá recorrer de forma expedita para qualquer esclarecimento;

c) Inserção do logótipo de entidade diferente do titular da AIM - a inserção do logótipo da entidade diferente do titular da AIM num espaço de cartonagem, com dimensões não superiores a 10% da área da cartonagem, constituirá um complemento de informação, mais fácil de ser percepcionado visualmente pelo docente e que, por isso mesmo, pode revestir utilidade para este último. Tal inserção apenas será permitida se se tratar do logótipo do distribuidor ou da entidade licenciada.

2 - Que, para efeitos do disposto na alínea c) do número anterior, o requerente da AIM ou da alteração da AIM deverá apresentar ao INFARMED um exemplar em cor e tamanho naturais da cartonagem, a fim de ser verificada a sua conformidade com a presente deliberação.

27 de Abril de 2001. - O Conselho de Administração: (Assinaturas ilegíveis.)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1901504.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1994-04-19 - Decreto-Lei 101/94 - Ministério da Saúde

    ESTABELECE AS REGRAS A QUE DEVEM OBEDECER A ROTULAGEM E O FOLHETO INFORMATIVO QUE ACOMPANHAM OS MEDICAMENTOS PARA USO HUMANO, TRANSPONDO ASSIM O DISPOSTO NA DIRECTIVA 92/27/CEE (EUR-Lex), DO CONSELHO DE 31 DE MARCO, PARA A ORDEM JURIDICA INTERNA. PREVE A ADAPTACAO, NO PRAZO DE 180 DIAS A CONTAR DA DATA DE ENTRADA EM VIGOR DESTE DIPLOMA, DOS MEDICAMENTOS AUTORIZADOS E INTRODUZIDOS NO MERCADO, EXCEPTUANDO-SE OS MEDICAMENTOS EMBALADOS ANTES DA ENTRADA EM VIGOR DO MESMO, QUE PODEM SER COMERCIALIZADOS PARA ALEM (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda